Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 13 de julho de 2017 às 09:34

Mais apoio ao jornalista Ademar Sousa

Ainda sobre o caso da agressão ao jornalista Ademar Sousa em Alto Longá (PI)

O respeitado jornalista piauiense Zózimo Tavares também se manifestou sobre o caso das agressões ao colega Ademar Sousa quando estava no pleno exercício de sua profissão na cidade de Alto Longá, Piauí (reveja).

Leia abaixo a íntegra do texto divulgado pelo jornalista Zózimo Tavares: 

MEU COMENTÁRIO DE ONTEM NA RÁDIO CIDADE VERDE FM 105.3:

"Em 1980, eu fazia um jornalzinho mimeografado em Água Branca, a minha cidade. Era uma publicação do grupo de jovens, com uma tiragem modesta.

Mas o prefeito entendeu que o jornalzinho estava passando das medidas, fustigando a sua administração.E baixou um decreto determinando o fechamento do nosso jornal. E logo começaram as hostilidades contra mim e outros que faziam o jornalzinho.

Eu ainda era adolescente e estudante. Cursava edificações na Escola Técnica Federal do Piauí, hoje IFPI. 

Aqui em Teresina, levamos o caso ao conhecimento do secretário de Segurança, através do Clube do Repórter do Piauí, à época presidido pelo jornalista Francisco Leal.

O Dr. Macário Oliveira, que na ocasião respondia pela Secretaria de Segurança, expediu imediatamente um ofício para o delegado de polícia de Água Branca, determinando que nos desse proteção e garantisse a circulação de nosso jornalzinho.

Muito bem! Lembro esse episódio a propósito de outro, que aconteceu na tarde de sábado. 

O jornalista Ademar Sousa, o Ademarzinho, atuava como locutor na inauguração do calçamento do Povoado Invejada dos Cardosos, na zona rural de Alto Longá.

Estavam presentes os secretários de Segurança Pública, Fábio Abreu (deputado federal licenciado) e das Cidades, Fábio Xavier (deputado estadual licenciado).

De repente, um quiprocó. O jornalista foi agredido fisicamente a socos pelo ex-prefeito Flávio do Teté, na companhia do vice-prefeito Maciel Sindô, do vereador Cícero Branco e do ex-vereador Assis Sindô, dentre outros. 

Por pouco, o jornalista não foi linchado. Eram quase 10 homens contra ele, inclusive um policial civil.

Que relação tem o episódio que contei no início, registrado há 37 anos, em Água Branca, com este ocorrido em Alto Longá?

É a seguinte: diante de uma ameaça contra um jovem que nem profissional era ainda, naquela época, o secretário de Segurança de então enquadrou a polícia e determinou que ela desse proteção à circulação do jornalzinho e aos seus redatores.

Agora, um jornalista profissional apanha na frente do secretário de Segurança e fica por isso mesmo.

Naquele tempo, ainda estávamos em plena ditadura. Agora vivemos em plena democracia!".

---
(Zózimo Tavares é Jornalista e escritor. É formado em Letras e em Jornalismo. Pós-graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí, onde também foi professor. Tem pós-graduação ainda em Linguística. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Piauí. Foi correspondente do CORREIO BRAZILIENSE no Piauí durante cinco anos e secretário municipal de Comunicação de Teresina em três administrações. Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo e da TV Clube. Publicou livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias. É membro da Academia Piauiense de Letras e da Associação Brasileira de Imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário