Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 5 de abril de 2019 às 18:06

Prefeito Luciano Leitoa decreta situação de emergência em Timon

Prefeito Luciano decreta situação de emergência e faz ações preventivas em Timon
Nesta manhã de sexta-feira, 5/04, o Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, assinou o decreto n° 022, de 5 de abril de 2019, declarando situação de emergência nas áreas do município afetas por inundações e alagamentos decorrentes das fores chuvas no município. A Defesa Civil de Timon iniciou um plano de contingência com toda a estrutura do município. SEMDES, SEINFRA, SLU, HABITAÇÃO, GUARDA MUNICIPAL e SAÚDE estão mobilizadas e coordenadas pela Defesa Civil para prestar assistência às famílias de Timon nas áreas urbana e rural. O Povoado Piranhas, onde há famílias em risco com a elevação do Rio Parnaíba, recebeu uma força tarefa de todos os órgãos municipais.

A Superintendência de Limpeza Urbana – SLU levou agentes de limpeza e caminhões para ajudar na realocação de famílias, que foram levadas para um abrigo provisório do município, localizado na Associação de Oleiros, na Rua 101, Parque Piauí. Lá, as famílias receberão donativos como colchões e cestas básicas, encaminhadas pela SEMDES. As famílias também foram cadastradas para serem inseridas no Programa Minha Casa Minha Vida. Todas as famílias do Povoado Piranhas cadastradas devem finalizar o processo indo à sede da Secretaria de Habitação, na Avenida Jaime Rios, vizinha à Câmara Municipal, levando RG, o número do NIS e comprovante de residência.

Francisca Rodrigues, que mora na região de Piranhas, foi umas das pessoas que receberam assistência da Prefeitura.  “Com a ajuda da Prefeitura, vim para a casa da minha mãe que é mais alta. A água do rio subiu muito e precisei vir pra cá”. Dona Francisca foi cadastrada pela Secretaria de Habitação; ela também receberá assistência da Saúde, pois sua filha está grávida de 2 meses. Foram entregues repelentes e remédios para primeiros socorros.
Algumas famílias precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros, que foi acionado pela Defesa Civil de Timon, para serem removidas com balsas, por causa do nível do rio já elevado. Juliane Barros mora com a filha de 4 anos aluna da Escola Municipal Maria da Gloria. A casa dela foi parcialmente inundada e, por isso, ela e a filha também foram levadas para o abrigo pela a prefeitura. “Recebo o Bolsa Família e trabalho na lavoura, mas agora, com essas fortes chuvas, está difícil. Graças a Deus, minha filha estuda na escolhida da prefeitura; vou buscar ela agora e ir para o abrigo até a água baixar. O pessoal me cadastrou e estão me ajudando com minha mobília”.

A Defesa Civil e a força tarefa de todas as secretarias municipais continuam acompanhando e monitorando as famílias que venham a precisar de ajuda. Para acionar a Defesa Civil, basta ligar para 86.999110101 ou Corpo de Bombeiros 193. A Prefeitura de Timon está em alerta durante todo esse período de chuvas e ainda realizando ações preventivas.

(Coordenadoria Geral De Comunicação – CGCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário