quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Relatório do Unicef confirma avanços no governo Roseana

 Relatório do órgão confirma melhorias em saúde e educação na gestarão da ex-  governadora; média de evolução nos setores foi superior ao registrado no país

Um relatório divulgado ontem,30, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), confirmou avanços significativos para o público infantil do Maranhão durante a gestão da ex­-governadora Roseana Sarney. De acordo com o órgão, a taxa de mortalidade infantil nos municípios maranhenses melhorou 7% entre 2011 e 2014, enquanto que a evolução no restante do pais foi de 5,2%.

Ainda de acordo com o Unicef, entre os fatores apontados para os índices considerados positivos de óbitos envolvendo crianças está o acesso ao pré-­natal. Segundo a entidade mundial, a disponibilidade do serviço aos maranhenses aumentou em 32,7% (entre 2011 e 2014), média bem superior à contabilizada no mesmo período no país, que foi de 5,4%. A proporção de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-­natal passou de 28,1% para 37,3%.

Outro serviço que apresentou melhorias entre os anos de 2011 e 2014 no Maranhão foi o registro das crianças. De acordo com o Unicef, o percentual de bebês de até um ano de idade registradas no território estadual aumentou 4%, enquanto que no restante das cidades brasileiras, este crescimento foi de apenas 1,1%. Entre 2011 e 2014, ainda segundo o Unicef, o percentual de crianças registradas passou de 85,5% para 89%. 

Educação

Além da saúde, o Maranhão também apresentou dados relevantes entre os anos de 2011 e 2014 quanto à educação. Segundo o levantamento do Unicef, a distorção idade­-série entre os municípios inscritos no estado do Maranhão caiu em 9,2%, enquanto que em outras cidades brasileiras, a queda foi de 7,9%.

Informações

Para o levantamento, de acordo com o Unicef, foram realizadas 3.623 buscas ativas sobre a situação de crianças e adolescentes no estado. No total, 148 municípios maranhenses integraram a pesquisa.

Reconhecimento

Estes e outros dados sobre os avanços na saúde e educação infantis possibilitarão que o estado receba amanhã (2), a partir das 9h, no Palácio dos Leões a premiação intitulada Selo Unicef. O evento contará com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino; do representante do Unicef do Brasil, l, Gary Stahl; da coordenadora do escritório do Unicef em São Luís, Eliana Almeida, além de integrantes da sociedade civil. (O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário