Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 2 de março de 2018 às 13:20

Codevasf inaugura Unidade de Processamento de Cajuína em Timon

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou nesta sexta-feira (2) uma Unidade de Processamento de Cajuína em Timon (MA). O investimento de cerca de R$ 90 mil tem como objetivo incrementar a economia local, pois a cajucultura representa uma forma viável de geração de renda. A unidade tem aproximadamente 80 m² e conta com setores de recepção, seleção, lavagem, produção, embalagem e comercialização dos produtos, além de todos os equipamentos necessários para a produção de cajuína. 

O evento contou com a presença do presidente da Codevasf, Avelino Neiva, e do superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga. “O apoio à instalação de minifábricas de cajuína contribui para a melhoria da renda das famílias rurais, trazendo oportunidades para que as pessoas melhorem a qualidade de vida. Agora os produtores terão como oferecer um produto com características diferenciadas que pode ser uma forma de garantir melhores preços no mercado”, avaliou o superintendente regional.

Cajucultura

A cajucultura é hoje uma das atividades de maior importância para os agricultores familiares no Maranhão. Além do aproveitamento da castanha e do pseudofruto, principais fontes de renda dos produtores, a ampliação da cadeia produtiva a partir da implantação da agroindústria familiar mostra-se fundamental, especialmente para aumentar o aproveitamento do pseudofruto na elaboração de doces, de sucos e, em especial, da cajuína.

Muito apreciada na região, a cajuína é um suco clarificado, concentrado, sem adição de açúcares e sem corantes, que, a cada dia, ganha a preferência de mais consumidores pelo sabor diferenciado, além de trazer retorno significativo para o produtor. Isso deve-se ao baixo custo de implantação de uma pequena unidade de processamento quando comparado a outras atividades similares. Além disso, gera um valor agregado ao produto final bastante rentável. As informações são da Codevasf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário