Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 9 de novembro de 2018 às 18:24

Confira dicas para o segundo dia de provas do Enem 2018

Candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Enem neste ano
No próximo domingo (11), os mais de 5,5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 vão realizar o segundo dia de provas, reservado às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão até cinco horas para resolver as 90 perguntas, 30 minutos a mais do que o tempo disponível no ano passado.

O comparecimento é recomendado até mesmo para os estudantes que não foram ao primeiro do exame. Além de servir como um treinamento para edições futuras do Enem, a presença em pelo menos em um dos dois dias de provas é fundamental para que os estudantes com direito à isenção da taxa de inscrição não precisem pagar para fazer o Exame em 2019.

Os candidatos que faltarem aos dois dias terão que apresentar uma justificativa de ausência para manter o direito à gratuidade no ano que vem. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9% dos participantes (mais de 1,3 milhão de pessoas) faltaram ao primeiro dia de provas, o menor percentual desde 2009.

Dicas

Para as provas da segunda etapa, as principais orientações dadas aos candidatos seguem valendo. É essencial ficar de olho no relógio, uma vez que o Enem será aplicado em quatro fusos horários diferentes. Os horários de abertura e fechamento dos portões, de início e encerramento das provas, são iguais aos do primeiro dia do exame, assim como o local de realização da prova.

Também é importante que o participante não esqueça de levar um documento oficial de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou Polícia Federal; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação, ou a Identidade Funcional com fotografia.

Os candidatos também devem levar caneta de tinta preta revestida por material transparente. É recomendado levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, uma vez que ele reúne informações como o local de prova e a opção de língua estrangeira escolhida, entre outros dados específicos de cada participante.

É proibido entrar na sala de prova com borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drives e relógios, por exemplo); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Além disso, é importante que o candidato se alimente de maneira equilibrada antes do exame, para evitar transtornos durante as provas. Recomenda-se ainda que o estudante beba água e coma frutas para manter o foco e a energia. Uma boa noite de sono também é fundamental para manter a concentração nas questões.

(Fonte: Governo do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário