Anuncie aqui

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Espetáculo infantil diverte crianças na praça de Timon

Aventuras no Mundo Encanado busca disseminar o teatro e a conscientização ambiental
O sábado, dia 1º, será marcado por apresentações teatrais para a criançada de Timon. O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” conta uma história relacionada ao ecossistema e terá duas edições gratuitas no município. O evento acontecerá às 8h, na praça do bairro Formosa e, às 17h, na praça São José.

Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, apoio da Secretaria Municipal de Educação de Timon e patrocínio da Águas de Timon, a peça infantil também passará por escolas municipais. Para democratizar e ampliar a cultura, o projeto conta com tradução simultânea em Libras - Língua Brasileira de Sinais - e com o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual. As apresentações têm como foco conscientizar a população local sobre o meio ambiente.

A história começa com Chico Bola, um tatu-bola dedicado a proteção do meio ambiente e principalmente do bioma em que vive: a caatinga, que está ameaçada pelo desmatamento e pelas queimadas cada vez mais constantes. Preocupado com seu habitat, ele utiliza sua capacidade de se enrolar em sua armadura para chegar até os malfeitores, que desrespeitam o meio ambiente, conscientizando-os sobre a importância da conservação das águas e das matas.

“Os serviços da Águas de Timon vão além do abastecimento de água na cidade, mas também realizamos ações de educação ambiental de modo que os moradores entendam sobre a importância do consumo consciente.  Com as aventuras no mundo encanado, nossa intenção é transformar os pequenos em verdadeiros defensores do meio ambiente, promovendo atividades lúdicas que incentivem a consciência ambiental nas crianças”, relata assistente social Natália Frota, responsável pelas ações socioambientais da Águas de Timon.

Além do Maranhão, a peça passa por mais seis estados (Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Piauí e Rondônia). De 2013 a 2017, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” viajou por 20 cidades de sete estados, totalizando 678 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactando diretamente cerca de 126 mil pessoas.

“O projeto visa levar o teatro aos mais variados contextos e trabalhar a conscientização ambiental de forma que a informação seja compreendida pelo público infantil, fazendo com que as crianças percebam o papel importante que tem na preservação do meio ambiente e que possam levar esses ensinamentos adiante”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

(Assessoria de comunicação Águas de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário