Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 21 de março de 2019 às 17:30

Águas de Timon reforça a importância do consumo consciente no Dia Mundial da Água

Economizar água é pensar no futuro. Por isso, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), a Águas de Timon elenca uma série de dicas de consumo consciente com o objetivo de orientar os moradores a preservar os recursos naturais e evitar o desperdício.

Pequenas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença, como reduzir o tempo no chuveiro e fechar a torneira sempre que estiver escovando os dentes. A água da chuva também pode ser reaproveitada para lavar carro e calçadas.

Outro ponto para economizar é ficar de olho em vazamentos internos. Alguns casos podem ocorrer sem que o morador perceba, mesmo dentro de casa. Os sinais desse problema são gotejamentos, água escorrendo pelas paredes e pisos, além de pontos de umidade ou mofo no imóvel.

Um aliado para identificar vazamentos é o hidrômetro, que mede a quantidade de água consumida. O coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra, explica como fazer para detectar essa situação. “Feche todas as torneiras de sua casa e verifique se o hidrômetro continua rodando. Caso isso aconteça, há pontos de desperdício que devem ser consertados imediatamente e é importante ressaltar que a responsabilidade do conserto de instalações hidráulicas internas é do cliente”, explica.

Além disso, a concessionária ainda realiza projetos socioambientais com o intuito de fomentar a educação ambiental no município. “Nossa intenção é instigar o debate ambiental nas escolas, de forma que os alunos e também os professores se tornem propagadores do consumo consciente e defensores do meio ambiente. Assim, nós criaremos uma consciência coletiva para evitar o mau uso da água”, completa a responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Natália Frota.
Saúde Nota 10

O programa é desenvolvido em escolas, com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da conservação do meio ambiente e seu reflexo na qualidade de vida das pessoas. Os estudantes recebem informações sobre o uso racional da água, o tratamento de esgoto e a conservação dos recursos hídricos, de forma que desenvolvam atitudes mais sustentáveis.

A Águas de Timon já realizou duas edições do Saúde Nota 10 nas escolas do município, atendendo cerca de 1.500 crianças. Os pequenos são desafiados a produzirem uma redação sobre o consumo consciente da água e as melhores produções são premiadas com brindes, entre bicicletas, patinetes e mochilas.
Sanear é Viver

Esse projeto é voltado para os professores municipais com o intuito de capacitar os educadores e incentivar a abordagem de assuntos relacionados ao saneamento básico em sala de aula. As inscrições para o Sanear é Viver estão abertas e os três professores com os melhores planos de aula serão premiados com notebook, tablet e smartphone, respectivamente.

O conteúdo ministrado em aula deve contemplar os benefícios que água e esgotos tratados proporcionam para saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população, como: conceituação de saneamento; doenças de veiculação hídrica; aspectos econômicos do saneamento; problemas relacionados à falta de saneamento; rede de água/esgoto; conservação do Meio Ambiente; entre outros. Os interessados podem conferir o regulamento do programa no site www.aguasdetimon.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário