Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sábado, 18 de maio de 2019 às 11:00

Timon: Comunidades Buritizinho e Novo Mundo recebem 150kg de sementes de alta qualidade

Vice-prefeito João Rodolfo participa da entrega de sementes na zona rural de Timon
“Hoje nossa comunidade está de parabéns! É uma felicidade a gente receber sementes que a gente sabe que vão nascer e dar frutos.” A declaração é do Lindomar Sousa, presidente da Associação de Moradores do Povoado Buritizinho, zona rural de Timon, e o entusiasmo é por ter recebido sementes de feijão para plantar e garantir mais uma farta colheita. Isso porque os grãos são geneticamente melhorados e possuem índice de germinação de 95%.

As sementes são do Programa Mais Sementes, do Governo do Maranhão, idealizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), junto à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). A distribuição é feita por intermédio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA) e, em Timon, tem a parceria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento rural (SEMDR).

A entrega aconteceu na manhã desta sexta (17) e marcou o lançamento de mais uma etapa do programa no município, beneficiando homens e mulheres que trabalham com agricultura familiar nas localidades Buritizinho e Mundo Novo. “É mais um incentivo pro nosso desenvolvimento, porque antes a gente não tinha esse apoio, agora a gente recebe do estado as sementes boas, e é no tempo certo pra plantar, além de ter o suporte técnico que o município dá pra gente”, conta o agricultor Cleyson Araújo, que além de feijão, cultiva melancia e macaxeira no Povoado Buritizinho.
“Essa é mais uma política pública desenvolvida através da parceria entre estado e município e que vem fortalecer a agricultura familiar, que na nossa cidade já é beneficiada com outras ações, como disponibilização de maquinário, entrega de utensílios, assessoria técnica, implantação de sistemas de irrigação, implantação de campos agrícolas, dentre outras”, conta o vice-prefeito de Timon, João Rodolfo.

De acordo com o coordenador dos escritórios da AGERP no Maranhão, Aldean Cavalcante, somente nessa etapa, estão sendo entregues pelo governo do estado 200 toneladas de sementes de feijão-caupi para a agricultura familiar de todo o Maranhão. Em Timon, serão 3 mil quilos, distribuídos em diversas comunidades, beneficiando quem cultiva para a subsistência ou em regime de economia familiar. Nas comunidades Buritizinho e Novo Mundo, foram entregues nessa etapa 150kg de sementes de feijão. “Com essa ação, o governo garante o plantio no tempo certo e incentiva a produção familiar, agregando sustento, renda e crescimento aos nossos agricultores”, acrescenta Aécio Borges, Gestor Regional da AGERP em Timon.

(Coordenadoria Geral De Comunicação – CGCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário