Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 6 de junho de 2019 às 13:07

Parceria entre Roberto Rocha e Codevasf viabilizam centenas de cisternas a quilombolas de Alcäntara

Centenas de famílias que vivem nas comunidades rurais de Alcântara serão contempladas com 416 cisternas para abastecimento e armazenamento de água. A ação é fruto da parceria entre o senador Roberto Rocha (PSDB) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa ligada ao Ministério da Integração e das Cidades. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários mediante o armazenamento da água retirada dos poços artesianos e a captação de água da chuva.

Com as cisternas, a água da chuva será aparada no telhado do local beneficiado e conduzida por meio de um sistema de calhas e canos para o interior do reservatório. Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas nos períodos de estiagem de até seis meses. Além disso, todas possuem vedação contra sujeiras e animais e contam com sistemas de freio d´água, permitindo que os recursos hídricos captados não sofram com turbilhamento.

Em Alcântara, 53 comunidades receberão as cisternas, que vão beneficiar uma média de quase 3 mil pessoas, visto que apenas um reservatório pode abastecer até duas famílias. Esses equipamentos vão garantir acesso a um bem bastante escasso nos povoados do município, que há muito tempo sofrem com a falta d`água. Segundo o líder comunitário, Deco Alcântara, com exceção da área urbana, as comunidades não dispõem de água potável e dependem de poços artesianos, que fornecem água racionada, apenas 4 horas por dia. “As pessoas só têm acesso apenas a 4 horas de água diariamente, que vêm dos poços artesianos. 80% dos moradores são pessoas carentes e sofrem muito, pois não têm reservatórios para armazenar a água para o seu consumo. Estamos muito agradecidos ao senador Roberto Rocha, que por meio da Codevasf conseguiu esses equipamentos para todos esses povoados”, explicou.

De acordo com o senador, as cisternas vão suprir as necessidades dos povoados e propiciar água de qualidade para saciar a sede e para o preparo de alimentos. “Essas quase 500 cisternas serão instaladas para atender as necessidades dessas comunidades de Alcântara, pois muitas delas estão à beira do mar e muitas vezes o poço artesiano tem a água salobra. Isso mostra a importância do trabalho da Codevasf que atendeu o nosso pedido e viabilizou esse benefício enorme a todos esses povoados”, disse.

O projeto marca mudanças na vida de maranhenses, não só de Alcântara, mas de outras cidades. A EBN, empresa vencedora da licitação para a fabricação dos equipamentos, montou uma fábrica em Santa Inês exclusivamente para esse fim. Ela ampliou a sua frente de trabalho para assegurar o cumprimento da meta, e já está gerando oportunidades de emprego e renda à população local. A pedido do senador Roberto Rocha, a empresa irá fazer uma doação de banheiros ecológicos para a Prefeitura de Alcântara.

As cisternas já começaram a ser entregues. Elas são de polietileno e sua vida útil é de 30 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário