Anuncie aqui

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Confira o Boletim Epidemiológico da COVID-19 em Timon desta quinta (14)

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde em Timon são: 486 casos notificados pelo novo coronavírus, 210 casos suspeitos, 194 casos descartados, 82 casos confirmados, 28 casos recuperados da doença e 01 óbito.  

Das 82 pessoas infectadas com o novo coronavírus:

 - De 0 a 9 anos (0) 
 - 10 a 19 anos (5)
 - 20 a 29 anos (19)
 - 30 a 39 anos (30)
 - 40 a 49 anos (12)
 - 50 a 59 anos (7)
 - 60 a 70 anos (6)
 - +de 70 anos (2)
 - Não informado(1)
   
Na avaliação por sexo:

 - Homens (39) casos, o equivalente a 47,56%
 - Mulheres (43) casos, o equivalente a 52,44%

Na gestão de atendimento aos pacientes positivados para a COVID-19. Equipe epidemiológica de Timon tem acompanhado:

 - 49 casos Isolamento domiciliar
 - 28 casos recuperados
 - 01 óbito
 - 04 internações em enfermaria
 - 0 internação UTI

No município de Timon ao todo são 33 bairros com casos confirmados do novo coronavírus. Entre os de maior número estão: Parque Piauí (13), Parque União, Pov. Bom Viver e Santo Antônio (6), em cada um e o bairro São Benedito (5) casos. A Prefeitura de Timon reforça que diante dos boletins epidemiológicos apresentados, manter as medidas de enfrentamento e combate ao novo coronavírus se faz necessário.

Rede de Atendimento à COVID-19

- Hosp. Maria do Carmo Neiva com 16 leitos com balão de oxigênio que atendem até os casos de gravidade moderada.
- Hosp. Parque Alvorada com 12 leitos clínicos e está sendo montada uma sala de estabilização com 2 leitos. Todos os leitos com balão de oxigênio e atendem a gravidade moderada da doença.
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - são 4 leitos nas salas vermelhas com ventiladores.
- Hospital Alarico Pacheco - são 11 leitos clínicos e mais 12 leitos de UTI com ventiladores.
- Além de seis (6) Unidades básicas de saúde que foram referenciadas ao atendimento da COVID -19.

Exames COVID-19

A Prefeitura Municipal de Timon, através da Secretaria de Saúde, está trabalhando com dois tipos de exames para o diagnóstico da COVID- 19.  

PCR

Esse deve ser realizado até o 7° dia de manifestação de sintomas. E de acordo com a definição de critérios para coleta de amostras respiratórias pelo CIEVS Maranhão, o exame deve ser feito apenas nos seguintes casos:

- Pacientes com sinais de gravidade ou internados
- Profissionais de saúde c/ sintomas suspeitos.
- Pacientes sintomáticos contato de caso confirmado de COVID.
- Pacientes que foram a óbito com suspeita da COVID
- E sintomáticos com: + de 60 anos de idade, cardiopatas graves, hipertensão descompensada, pneumopatas graves e descompensados, diabéticos, gestantes,  doente e renais crônicos e disfunção neurológica.

Para o PCR o material coletado é encaminhado para Lacen Maranhão, em São Luís e o resultado leva em média 15 dias para sair.

Teste rápido

Deve ser feito a partir do 8° dia de sintomas. É direcionado para pessoas que apresentam sinais de síndrome gripal e estão nesses grupos:  idosos, profissionais de saúde, contatos de profissionais de saúde, profissionais da segurança, contatos de profissionais de segurança. O resultado do teste rápido é dado em 20 minutos.  

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.  

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas. A fiscalização realizada pela guarda municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.  

Assistência 24h

Para orientação de pacientes em isolamento domiciliar a população pode contar com o Disk  Saúde através do número (99) 98835-2919. É importante lembrar que apesar do empenho feito pelo município, o resultado positivo do combate ao novo coronavírus depende muito da postura adotada pelos timonenses.

(Fonte: Ascom/PMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário