Anuncie aqui

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira (26) da COVID-19 em Timon

Clique na imagem para ampliar
A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados referentes aos casos da COVID-19 em Timon na noite dessa terça-feira (26).

De acordo com o levantamento, são: 1075 casos notificados, 418 casos suspeitos, 415 casos descartados, 242 confirmados, 51 recuperados e 14 óbitos.

Sobre os registros mais recentes de óbito, são dois pacientes idosos do sexo masculino. Um com 74 anos de idade, diabético e hipertenso, que residia no bairro Miguel Arraes. O outro tinha 72 anos de idade, sofria de doença cardíaca crônica e residia no povoado Santa Amélia.

Na gestão de atendimentos dos casos confirmados:

(165) isolamento domiciliar

(51) recuperados

(14) óbitos

(05) internações em enfermaria

(07) internações em UTI

Avaliando pela faixa etária dos pacientes confirmados para COVID:

De 0 a 9 anos: 5

 10 a 19 anos: 11

 20 a 29 anos: 40

 30 a 39 anos: 67

 40 a 49 anos: 51

 50 a 59 anos: 21

 60 a 70 anos: 22

 + de 70 anos: 25

Em relação ao sexo dos pacientes infectados com o novo coronavírus: 113 pacientes são homens, o que equivale a 46,69% dos casos. E 129 são mulheres, o equivalente a 53,31% do total de casos da doença.

Entre os casos registrados envolvendo profissionais de saúde: 45 foram confirmados e 13 recuperados.

Sobre a ocupação de leitos de casos confirmados e suspeitos:

Do total de 40 leitos de enfermaria, 16 estão ocupados.

Do total de 12 leitos de UTI, 5 estão ocupados.

O boletim aponta que as pessoas infectadas com o novo coronavírus em Timon estão presentes em 49 bairros da cidade. Com maior número de casos:

Parque Piauí II - 23

Parque Alvorada e Parque Piauí I - 20 casos, cada um.

Centro - 17

Já os casos suspeitos da COVID foram mapeados em 71 bairros. Com maior número estão:

Parque Piauí I - 46

Parque Alvorada -26

Parque São Francisco - 23

Com o aumento gradativo no número de casos da doença, a Prefeitura de Timon vai seguir cobrando o cumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Rede de Atendimento a pacientes com COVID

Hospital de campanha em frente ao Maria do Carmo Neiva, com 16 leitos com balão de oxigênio que atendem até os casos de gravidade moderada.

Hospital do Parque Alvorada, com 12 leitos clínicos e está sendo montada uma sala de estabilização com 2 leitos. Todos os leitos com balão de oxigênio e atendem a gravidade moderada da doença.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - são 13 leitos nas salas vermelhas com ventiladores.

Hospital Alarico Pacheco - são 11 leitos clínicos e mais 12 leitos de UTI com ventiladores.

• Além de seis (6) Unidades Básicas de Saúde que foram referenciadas ao atendimento para COVID-19.

Exames COVID

A Prefeitura Municipal de Timon, através da Secretaria de Saúde, está trabalhando com dois tipos de exames para o diagnóstico da COVID-19. São:

1) PCR - esse deve ser realizado até o 7° dia de manifestação de sintomas. De acordo com a definição de critérios para coleta de amostras respiratórias pelo CIEVS Maranhão, o exame deve ser feito apenas nos seguintes casos:

* pacientes com sinais de gravidade ou internados

* profissionais de saúde com sintomas suspeitos.

* pacientes sintomáticos contatos de caso confirmado de COVID.

* pacientes que foram a óbito com suspeita da COVID

* E sintomáticos com: mais de 60 anos de idade, cardiopatas graves, hipertensão descompensada, pneumopatas graves e descompensados, diabéticos, gestantes, doentes renais crônicos e disfunção neurológica.

Para o PCR, o material coletado é encaminhado ao Lacen Maranhão, em São Luís, e o resultado leva em média 15 dias para sair.

2) Teste rápido. Deve ser feito a partir do 10° dia de sintomas. É direcionado para pessoas que apresentam sinais de síndrome gripal. O resultado do teste rápido é dado em 20 minutos.

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas. A fiscalização realizada pela Guarda Municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.

Assistência 24h

Para orientação de pacientes em isolamento domiciliar, a população pode contar com o Disk Saúde através do número (99) 98835-2919.

É importante frisar que, apesar do empenho realizado pelo município, o resultado positivo do combate ao novo coronavírus depende muito da postura adotada pelos timonenses.

(Fonte: Ascom/PMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário