Anuncie aqui

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Caxias: Inaugurada nova sede das Promotorias de Justiça

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 12, a nova sede das Promotorias de Justiça de Caxias. As obras do novo prédio foram iniciadas no final de 2017 e o investimento total realizado foi de R$ 2.647.355,42, com recursos provenientes do Fundo Especial do Ministério Público (Fempe).

Além de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, estiveram presentes autoridades dos poderes Executivo e Legislativo municipais, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, além de promotores de justiça que atuaram na comarca, representantes da sociedade civil e lideranças religiosas.

No começo da solenidade, durante o hasteamento das bandeiras, a banda Lira Municipal executou os hinos do Brasil e de Caxias. Durante a cerimônia, a benção foi dada pelo padre Ribamar.

A nova sede, cujo terreno foi doado ao Ministério Público do Maranhão pela Prefeitura de Caxias, tem 928,61 m² e está situada na Avenida Norte-Sul, s/nº, Campo de Belém, ao lado do Fórum Desembargador Almada Lima, na Cidade Judiciária. O imóvel terá recepção, 12 gabinetes, 17 salas, auditório, copa, área de serviço, banheiros e estacionamento. A sede das Promotorias de Caxias está entre as quatro maiores do Maranhão.
SEDE MODERNA

Na cerimônia, o primeiro a se pronunciar foi o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de justiça Emmanuel Guterres Soares, que apresentou os detalhes da obra de construção da nova sede, com a apresentação de fotos e com a descrição dos valores investidos, dos compartimentos do prédio e das fases dos trabalhos. “No momento, a sede das Promotorias de Justiça de Caxias é apenas menor que as de São Luís e Imperatriz. É um prédio de grande porte, pensado para o futuro, com muitos gabinetes e salas, dotado de acessibilidade, internet e segurança”, disse.

O diretor das Promotorias de Justiça de Caxias, André Luís Lopes Rocha, saudou os presentes, fez referência ao poeta caxiense Gonçalves Dias e agradeceu o esforço empreendido pela administração superior para a construção da nova sede. “A inauguração do novo prédio simboliza não somente uma nova referência, mas a renovação do nosso compromisso na construção da cidadania e da justiça social, que cada promotor, integrante desta comarca, busca realizar cotidianamente”, enfatizou.

O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, cumprimentou a todos os presentes e destacou a atenção dada pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, às comarcas do interior do estado, com a construção de novas sedes que proporcionam melhores condições de trabalho e melhor atendimento à população. “Neste dia especial, na cidade tradicional de Caxias, uma das mais importantes do Brasil, palco da Balaiada, recebemos este magnífico prédio, que a partir de hoje servirá de referência na busca pela justiça”, declarou.
ORGULHO

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, parabenizou o chefe do MPMA. Luiz Gonzaga Coelho, pela construção da nova sede, uma das mais modernas do Ministério Público no interior do estado. “Como caxiense, este fato é motivo de orgulho e de muita satisfação, dada a importância que esta cidade tem no contexto social, político e econômico do estado”.

O prefeito Fábio José Gentil Pereira Rosa, afirmou estar muito feliz com a inauguração do novo prédio, porque é mais uma obra que vem destacar a importância da cidade. “A inauguração das Promotorias reflete o bom momento que Caxias vive. Nós estamos aqui para contribuir e estamos felizes porque a população precisa de uma infraestrutura adequada de atendimento”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto ressaltou que a nova sede significa o fortalecimento da atuação do Ministério Público no município de Caxias. “Com quase 180 mil habitantes, a cidade já merecia que a instituição tivesse uma sede que pudesse abrigar bem os promotores e promotoras, os servidores e servidoras, e sobretudo os cidadãos que vêm aqui em busca da proteção da justiça”, destacou.
CIDADANIA

Após saudar todos os presentes, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou que o novo prédio das Promotorias de Caxias é a 35ª sede do Ministério Público inaugurada pela atual gestão e vem redobrar o dever institucional de bem atender a sociedade. “É o cidadão, que custeou esta obra grandiosa, o principal usuário e destinatário dos nossos serviços. Somos a verdadeira casa da cidadania brasileira. Portanto, senhores promotores e servidores devemos atender com alegria nos olhos e no coração a todos que vierem aqui, porque esta é a casa do povo. É o local onde todos vêm solicitar amparo e a nossa missão é defender a justiça e a democracia em nosso país”, declarou.

Da administração superior do parquet maranhense, também esteve presente o corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim.

Também compuseram a mesa da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, vereador Catulé; o diretor do Fórum de Caxias, juiz Aílton Lima; a coordenadora da Defensoria Pública em Caxias, Gerusa de Castro; além do conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Elmary Machado Torres Neto.

Durante o evento, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, realizou a entrega do certificado em homenagem aos promotores e promotoras de justiça aposentados pelas relevantes contribuições prestadas à sociedade. Recebeu a homenagem, em nome de todos os membros aposentados que atuaram na comarca de Caxias, o promotor de justiça aposentado Edelson da Silva Almada Lima.
HOMENAGEM

À noite, o procurador-geral de justiça recebeu o título de cidadão caxiense. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Caxias e presidida pelo vereador Catulé. A iniciativa de propor o título a Luiz Gonzaga Coelho foi do vereador Justino Lima, conhecido como Tevi, e aprovada por unanimidade.

Estiveram presentes promotores de justiça e outras autoridades, inclusive o prefeito Fábio Gentil. Em seu discurso, Luiz Gonzaga Coelho relembrou grandes nomes caxienses, dentre os quais destacou Gonçalves Dias, e os importantes fatos históricos ocorridos no município, como a Balaiada.

O procurador-geral de justiça dedicou a homenagem a todos os membros e servidores do Ministério Público. “São esses homens e mulheres que sempre me inspiraram em minhas ações em busca de uma sociedade mais justa”, afirmou. As informações são do MPMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário