Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 25 de outubro de 2019 às 08:56

Em pleno B-R-O bró, rio Parnaíba sobe quase dois metros

Que o B-R-O bró deste ano está diferente não é mais novidade. As fortes chuvas que estão caindo em várias regiões do estado são uma prova da irregularidade no período mais quente do ano no Piauí. Mas o que muitos não esperavam era uma cheia do rio Parnaíba em pleno mês de outubro. Em Teresina, o aumento do volume da água causou surpresa e prejuízos.

O tradicional bar que funciona em uma coroa do rio durante o período de estiagem não resistiu à força da água e precisou ser evacuado. Os bancos de areia sumiram na região central de Teresina. De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o rio subiu 1, 47 metros.

"Só nas últimas 24 horas, o rio Parnaíba subiu 86 centimetros. Na quinta passada a cota era de 229 mm em Teresina e hoje chegou a 376", informou o pesquisador em geociências da CPRM, Jean Ricardo.
Segundo ele, o aumento no nível do rio provavelmente se deve a liberação de água na Barragem de Boa Esperança. Em nota ao Cidadeverde.com, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) confirmou a informação e disse que, de acordo com a programação normal operativa para o mês de outubro, a vazão na barragem saltou de 240 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 540 m³/s. 

Atualmente, o reservatório está com volume útil de 60,7% de sua capacidade total de armazenamento. "Há uma tendência para que suba mais um pouco", informou Jean.

O sistema de monitoramento da Chesf disponível no site da companhia mostra que entre os os dias 15 e 23 de outubro, a a defluência (saída de água) dobrou na barragem. 

(Fotos: Roberta Aline) (Do Cidadeverde.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário