Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sábado, 26 de outubro de 2019 às 10:16

Quatro municípios brasileiros escolherão novos prefeitos e vice-prefeitos neste domingo (27)

Novas eleições foram convocadas para substituir representantes que tiveram seus diplomas cassados pelo TSE
Neste domingo (27), os eleitores das cidades de Tianguá e Irauçuba (CE), Guaiçara (SP) e Castelo (ES) voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Os novos representantes substituirão os políticos eleitos em 2016 nesses municípios, que tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral.

Tianguá

Em Tianguá (CE), concorrerão ao cargo de prefeito os candidatos Luiz Menezes de Lima (PSD), Valfrido de Paulo Fontenele (MDB) e José Cardoso Terceiro (Patri).

José Jaydson Saraiva de Aguiar (PTB) e Mardes Ramos de Oliveira (PP), eleitos no pleito suplementar realizado no dia 3 de junho de 2018, tiveram os diplomas cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro deste ano. No entendimento do Plenário, a chapa não poderia ter participado da eleição suplementar, já que José Jaydson estava inelegível por oito anos. O candidato foi considerado inelegível pela prática de abuso de poder político e econômico quando concorreu, sem êxito, à Prefeitura de Tianguá nas Eleições de 2016.

Irauçuba

Em Irauçuba, também no estado do Ceará, os candidatos à Prefeitura são Ana Cléia Barroso Caetano (Pode), Geraldina Lopes Braga (PSD) e Manoel Clerdonio Ávila (PMN). Em julho deste ano, o Tribunal Regional cearense cassou os mandatos de Raimundo Nonato Sousa e José Pinto de Mesquita, eleitos para o Poder Executivo do município em 2016, por abuso de poder econômico.

Guaiçara

Os votantes de Guaiçara (SP) poderão escolher entre os candidatos Bruno Floriano de Oliveira (DEM), Sérgio Aparecido da Silva (PSB) e Antonio Paulino (PSC). Eleito em 2016, o antigo chefe do Executivo municipal, Osvaldo Afonso Costa, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por improbidade administrativa cometida durante o primeiro mandato como prefeito.

Castelo

Domingos Fracaroli (PSDB), Janete Valani (PT), João Paulo Silva Nali (PTB) e Vinícius Cássio Corrêa de Sousa (Patri) concorrerão à Prefeitura de Castelo (ES). Em agosto de 2019, o Plenário do TSE manteve a cassação dos diplomas do prefeito, Luiz Carlos Piassi, e do vice, Pedro Nunes de Almeida. Piassi foi condenado por improbidade administrativa em ação civil pública que transitou em julgado em 2013, com a determinação da suspensão de direitos políticos por oito anos. Mesmo assim, em 2016, ele disputou as eleições municipais respaldado por uma liminar, que foi derrubada um dia após o resultado do pleito, ou seja, antes de sua diplomação.

Votação

A votação terá início às 8h e será encerrada às 17h do dia 27 de outubro, conforme o horário de cada localidade. As resoluções que disciplinam o processo eleitoral em cada um dos municípios estão disponíveis no Portal do TSE.

As informações sobre cada candidato também podem ser acessadas no DivulgaCandContas.

Os resultados dos pleitos nos quatro municípios poderão ser conhecidos pouco após o horário de votação, diretamente no sistema de Divulgação de Resultados de Eleições, o Divulga.

Confira o calendário de 2019 das eleições suplementares.

(Fonte: TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário