Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 às 16:02

Segunda parcela do 13º deve ser paga até dia 20

Cerca de 81 milhões de brasileiros receberão o 13° salário este ano. Não pagamento do benefício tem consequências
A grana extra de fim de ano está chegando. Várias empresas pagaram a primeira parcela do 13º salário no último dia 30 de novembro. Nesta etapa de pagamento, o trabalhador recebeu 50% do valor total do seu 13º salário, sem nenhum desconto.

A segunda parcela deve ser depositada até 20 de dezembro. Dessa parcela, são descontados Imposto de Renda e INSS, ou seja, ela é menor do que a primeira. Quem pediu o adiantamento do 13º salário nas férias não recebe a primeira parcela, somente a segunda. Cerca de 81 milhões de brasileiros receberão o 13º salário este ano, com valor médio R$ 2.451, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A economia brasileira receberá uma injeção de R$ 214,6 bilhões, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Tem direito ao 13º salário todo trabalhador contratado pelo modelo CLT, ou seja, com carteira assinada, que tenha trabalhado por pelo menos 15 dias durante o ano e não tenha sido demitido por justa causa. Essa regra não mudou com a reforma trabalhista. Apesar da negociação entre trabalhadores e empregadores ter ganhado força com a reforma, o pagamento do 13º salário segue como um direito e não pode ser extinto, nem com negociação coletiva.

No entanto, quem foi contratado no modelo de contrato intermitente, estabelecido pela reforma trabalhista, pode sentir um impacto no cálculo do 13º salário. Nesse novo formato de trabalho, o funcionário é contratado de acordo com as demandas da empresa e a sua disponibilidade. Assim, é remunerado pelo tempo em que efetivamente prestou o serviço e o valor do 13º será proporcional ao período trabalhado.

O atraso ou o não pagamento do 13º salário é considerado uma infração e pode resultar em multas pesadas para as empresas, mas é comum em companhias com problemas de caixa. Nesse caso, Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, recomenda que o trabalhador tente primeiro negociar com a empresa ou busque orientação no sindicato da sua categoria. “Se não der certo, o empregado pode denunciar a empresa no Ministério do Trabalho ou, em último caso, entrar na Justiça”, diz.

Aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos também recebem o 13º salário, mas o pagamento segue outros calendários. Para aposentados e pensionistas do INSS, a primeira parcela do 13º salário já foi paga em agosto, e a segunda será paga até 6 de dezembro. As informações do O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário