Anuncie aqui

quinta-feira, 18 de março de 2021 às 14:46

Caxias: Municípios da regional de saúde discutem medidas contra a Covid-19

Foi realizada, de forma virtual, na última quarta-feira, 17, uma reunião coordenada pela 5ª Promotoria de Justiça de Caxias para tratar de assuntos relacionados às medidas tomadas pelos Municípios da Regional de Saúde de Caxias no combate ao novo coronavírus.

No encontro, também foram discutidos temas como a ocupação dos leitos de UTI e clínicos destinados aos pacientes com Covid-19 em Caxias, sede da Regional de Saúde, e a fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias impostas nos decretos municipais.

Compõem a Regional os municípios de Caxias, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

Do Ministério Público do Maranhão, participaram a titular da 5ª Promotoria de Justiça de Caxias, Ana Cláudia Cruz dos Anjos, e os promotores de justiça Gustavo de Oliveira Bueno (Coelho Neto) e Laécio Ramos do Vale (Buriti). A procuradora da República Anne Carolina Aguiar Andrade Neitzke também esteve presente.

Durante a reunião, os representantes do Comitê Covid-19 – Caxias apresentaram a situação da ocupação de leitos destinados aos casos de coronavírus no município. Os representantes de todos os municípios também apresentaram suas realidades e as medidas adotadas, em cada cidade, no combate à doença.

Entre as medidas acordadas estão a criação de um grupo de Whatsapp para agilizar o compartilhamento de informações e facilitar a interação entre os diversos envolvidos no combate à Covid-19. Também foi acertada a disponibilização da UTI Móvel do município de Afonso Cunha para atender aos casos do novo coronavírus na Regional de Caxias.

Também foram discutidas a possibilidade de que o Hospital Municipal Antônio de Pinho Borges, em Afonso Cunha, possa ser utilizado como referência estadual no tratamento da Covid-19; e a situação do município de Buriti, com a possibilidade de sua vinculação à Regional de Chapadinha, considerando a proximidade geográfica.

O Ministério Público do Maranhão e o Ministério Público Federal também estabeleceram o encaminhamento de uma Recomendação, tratando da efetiva realização de fiscalização no cumprimento das medidas sanitárias restritivas dos Decretos Municipais. As informações são do MPMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário