Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 29 de abril de 2022 às 18:18

Eleições 2022: faltam 5 dias para tirar ou regularizar o título de eleitor

Faltam apenas cinco dias para que as cidadãs e os cidadãos brasileiros possam emitir ou regularizar o título de eleitor para votar nas Eleições 2022. Os procedimentos podem ser feitos pela internet, de forma simples e rápida, até o dia 4 de maio.

Emissão

Para a emissão do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

Veja, aqui, o passo a passo detalhado e não fique de fora das eleições.

Regularização

Se você ainda não tem certeza se o seu título está regular para votar nas próximas eleições, é importante verificar junto à Justiça Eleitoral. Para isso, acesse o portal do TSE e, na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clique em “Situação Eleitoral”. O resultado sai em alguns segundos e basta informar o CPF ou o número do título.

Caso seja informada alguma irregularidade, siga essas etapas para que o problema seja resolvido.

Vale lembrar que na página Autoatendimento do Eleitor é possível acessar outros serviços, como a inclusão do nome social, a justificativa eleitoral e a emissão de certidões, entre outros.

Estatísticas

O interesse em participar do processo eleitoral vem crescendo, especialmente, entre os jovens de 15 a 18 anos. Em março, eles registraram mais de 445,5 mil novos títulos, de acordo com o balanço apresentado no início do mês pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Entre as iniciativas da Justiça Eleitoral para a adesão desse público está a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que aconteceu de 14 a 18 de março e buscou conscientizar os que ainda não completaram a maioridade, mas já podem participar da escolha dos representantes políticos do país de forma voluntária.

De acordo com as Estatísticas do Eleitorado, o Brasil possui mais de um milhão de eleitores de 16 e 17 anos. Entre 18 e 69 anos, foram computados mais de 134,3 milhões e, com mais de 70 anos, existem cerca de 12,8 milhões. O número total ultrapassa 148,3 milhões de pessoas. As informações são do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário