Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 às 19:58

Um pouco da história do pré-candidato a prefeito de Timon, Delfino Guimarães

Considerado um homem de larga experiência na vida profissional como engenheiro civil, gestor público e até participação direta e indiretamente na vida politica partidária ao longo de 40 anos, Delfino Guimarães está propenso a disputar a Prefeitura de Timon pela primeira vez em 2024. Delfino nasceu no dia 05 de junho de 1959, em Caxias (MA), sendo filho de Benedito e Teresa Guimarães. Aos 10 anos de idade, em 1969, passou a morar em Timon na companhia de sua família. Atualmente, divide o seu tempo entre Timon e São Luís, a capital do Maranhão, onde atua como empresário no setor da construção civil. Para quem não sabe, Delfino é sobrinho legitimo do saudoso ex-deputado e ex-prefeito de Timon, Napoleão Guimarães.

O engenheiro Delfino Guimarães é casado com Rita Bringel Guimarães oriunda de família tradicional baseada em Timon e tem 04 filhos. Inquieto, Guimarães nunca desistiu de participar do processo politico na condição de pré-candidato a prefeito. Para ele, neste momento, o único objetivo é agregar e unir as forças de oposição em torno de um único nome que seja capaz de vencer o pleito. E o seu nome está a disposição do grupo que representa a oposição ao governo municipal e, ao mesmo tempo, representa também a base politica do governador Carlos Brandão (PSB) no município.

HISTÓRIA DE TRABALHO

Dono de histórico inegável de trabalho em Timon, o ex-secretário Municipal de Infraestrutura dos ex-prefeitos Napoleão Guimarães e Luís Pires e mais recente da ex-prefeita Socorro Waquim (PP), Delfino Guimarães ganhou a fama de ser o maior tocador de obras tanto na zona urbana como na zona rural. Ele faz questão de lembrar que fez as principais obras públicas de Timon colocando sua marca consolidada na cidade. Citou, por exemplo, a construção do antigo Ginásio de Esportes Francisco Carlos Jansen, localizado na Avenida Teresina e que depois foi reformado no Governo Flávio Dino. O engenheiro Lembrou também da recuperação de estradas vicinais, além da construção de pontes na zona rural do município de Timon. Mais do que isto, Delfino não parou por aí, refrescou a memória citando as várias obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas, notadamente no governo de Socorro Waquim, onde executou 1.186.000 m2 de paralelepípedos e quase 100 km de asfato. Sob a sua orientação, foram também realizadas outras obras como construção de praças, creches, campos de futebol. E mais: construção de galerias no bairro Cidade Nova e Avenida Jaime Rios - Sul. Delfino Guimarães foi coordenador do Projeto Técnico  do Instituto Federal do Maranhão - IFMA e coordenador do Projeto de Urbanização de Favelas do PAC I, executado nos governos do presidente Lula.

Tido como pé quente em coordenações de campanhas eleitorais vitoriosas, Delfino Guimarães carrega na bagagem as históricas  eleições que resultaram em duas vitórias - eleição 2004 e reeleição 2008, da então prefeita Socorro Waquim. Trabalhou e coordenou campanhas de vários deputados estaduais,federais e senadores, no âmbito de Timon, entre os quais, José Elouf, José Teixeira, Soliney Silva, Ricardo Rios (estadual); Sétimo Waquim, Edilázio Jr. e Flávia Alves (federal); Edison Lobão, Roseana Sarney, Weverton Rocha, Eliziane Gama e Roberto Rocha (senado); Edison Lobão, Rosena Sarney, Flávio Dino e Carlos Brandão (governador), isto é, claro, em Timon.

Como tudo começou na vida pública: foi atleta e diretor-presidente do time de futebol Fortaleza. Ingressou na politica em Timon, desde 1982, na campanha vitoriosa do então prefeito Napoleão Guimarães. Depois coordenou a campanha do ex-prefeito Luís Pires, em 1988, na companhia do seu primo saudoso Francisco Carlos Jansen, o popular Chico Labigó.

Mais adiante, o engenheiro e politico Delfino Guimarães disse que já apoiou o Grupo Leitoa optando pela prefeita Dinair Veloso (PDT), atendendo recomendação do deputado estadual Rafael Leitoa, engenheiro Chico Leitoa e, principalmente do então governador Flávio Dino e do ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (atual vice-governador do Estado).  

Guimarães sempre gosta de enfatizar o resultado das eleições de 2022, quando apoiou diretamente na cidade de Timon as candidaturas de Ricardo Rios (deputado estadual reeleito) e Flávia Alves (deputada federal) tendo ficado na segunda suplência. Ele teve sua participação nas vitórias de Carlos Brandão (governador reeleito); Flávio Dino (senador) e Lula (presidente). Já para a eleição municipal de 2024, Delfino avalia ingressar em partido forte podendo ser até o Partido dos Trabalhadores - PT, de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário