Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

segunda-feira, 30 de setembro de 2024 às 14:51

Justiça suspende divulgação de pesquisas contratadas pelo partido de Gentil Neto

A Justiça Eleitoral de Caxias, Maranhão, suspendeu a divulgação de duas pesquisas eleitorais da empresa Contato Pesquisa Ltda., contratada pelo Partido Progressistas do candidato a prefeito Gentil Neto, sobrinho do prefeito Fábio Gentil, após pedido da coligação "Caxias é do Povo". A coligação alegou que as pesquisas, registradas sob os números MA-06235/2024 e MA-06549/2024, apresentavam irregularidades, como a repetição de dados e metodologia, comprometendo sua confiabilidade.

Uma dessas pesquisas do Instituto Contato, registro MA-06235/2024, foi divulgada na semana passada e comemorada pelo grupo do prefeito Fábio Gentil e de Gentil Neto, mas agora a Justiça Eleitoral a suspendeu sob pena de multa.

As pesquisas foram realizadas em datas diferentes, mas utilizaram os mesmos dados amostrais e parâmetros, o que gerou suspeitas de que se tratava da replicação de uma única pesquisa. Além disso, não cumpriram a exigência de detalhamento das variáveis por setor censitário, conforme a Resolução TSE nº 23.600/2019.

Diante das irregularidades, o juiz Jorge Antônio Sales Leite deferiu a suspensão imediata da divulgação, impondo multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento, limitada a R$ 50.000,00. A medida visa assegurar a transparência e a equidade no processo eleitoral.

A empresa Contato Pesquisa Ltda. e o Partido Progressistas, do candidato Gentil Neto, têm dois dias para apresentar defesa. O Ministério Público Eleitoral também será consultado para emitir parecer sobre o caso.

Mais uma pesquisa aponta a liderança de Rafael em Timon

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30), o Instituto IPPI confirma a liderança de Rafael (PSB) para a prefeitura de Timon. Na pesquisa, realizada no período de 22 a 24 de setembro, reforça o sentimento de mudança manifestado nas ruas pela população de Timon. A Pesquisa, mostra que o deputado Rafael é líder absoluto na corrida, com 46,20% dos votos válidos. É um resultado esperado, já que Dinair Veloso tem a maior rejeição e Rafael é o candidato alinhado com o desejo de mudança que o timonense quer.

Com essa vantagem, a menos de uma semana para o dia 6 de outubro, Rafael contaria com mais de 7 mil votos sobre a prefeita Dinair.

REJEIÇÃO – Segundo a pesquisa, Dinair amarga índices altíssimos de rejeição. Quando questionado em quem não votaria de jeito nenhum, foi respondido que 27,79% do eleitorado rejeita Dinair Veloso.

Dados da Pesquisa: Instituto IPPI; Coleta: 22 a 24 de setembro de 2024; Amostra: 600 entrevistas; Margem de erro: 4,62%; Nível de confiança: 95%; Registro: MA – 01491/2024.

(Do Blog do Jorge Aragão)

Uma multidão de jovens se reuniu em Matões para a Caminhada da Juventude com Nonatinho 44

Milhares de jovens matoenses se reuniram na Praça da Juventude no último domingo, 29, para participar da Caminhada da Juventude 44, que percorreu as ruas de Matões em apoio à candidatura de Nonatinho e Christiane Pinheiro à prefeitura de Matões. 

Os jovens matoenses foram atraídos pela campanha limpa e propositiva promovida por Nonatinho e Christiane Pinheiro, que reforça as conquistas e avanços alcançados pela gestão do prefeito Ferdinando Coutinho e aponta soluções e caminhos para que o município siga seu caminho de desenvolvimento.

A multidão de jovens percorreu diversas ruas da zona urbana de Matões levando propostas e uma mensagem de esperança, garantindo que com Nonatinho e Christiane Pinheiro, Matões tem um caminho seguro para o futuro de todos.

domingo, 29 de setembro de 2024 às 22:06

Rafael confirma liderança e leva 40 mil pessoas para as ruas no último “Arrastão da Mudança”

Na reta final de campanha, o Arrastão da Mudança, ocorrido neste domingo (29), demonstrou mais uma vez a força de Rafael na disputa para a prefeitura de Timon. Com mais de 40 mil pessoas nas ruas, o Arrastão saiu da Avenida Teresina, em frente ao Centro de Juventude Francisco Carlos Jansen, que foi a primeira grande ação trazida para Timon por Rafael, e encerrou no Colégio Militar Tiradentes V, uma das obras mais importantes dele como deputado. As duas obras refletem uma preocupação de Rafael com a educação, saúde e bem-estar dos jovens Timonenses.

Com a participação do secretário Orleans Brandão, da Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas, do Subsecretário de Segurança, Coronel Schnneyder, do ex-vereador Jaconias Moraes e da vice, ex-deputada Socorro Waquim, percorreram as ruas do Parque Piauí I e II, Vila Osmar, Vila Angélica, Mutirão e São Marcos, com muita alegria. A receptividade foi vista durante todo o percurso. 

O secretário Orleans, disse que percebeu no semblante das pessoas o desejo de mudança, que estão cansados do abandono vivido em Timon. “Tenho certeza de que no próximo domingo, nesse horário, comemoraremos a vitória de Rafael. Todo o Maranhão está dizendo que ele será o novo prefeito de Timon e eu tenho essa certeza. Rafael, vamos fazer o melhor mandato da história da cidade. Conte comigo, conte com o governador Carlos Bandão, vamos estar juntos trabalhando pela cidade de Timon, até a vitória pessoal”, afirmou Orleans Brandão.

Parnarama tem a primeira pesquisa registrada

Sem nenhuma pesquisa de intenções de votos nestas eleições registradas até o momento, a cidade de Parnarama terá, nos próximos dias, a divulgação da primeira.

Em Parnarama, a disputa para prefeito é entre apenas dois candidatos: o empresário Juvenal Silva (PSDB), que conta com o apoio do prefeito Raimundinho Silveira, e o candidato da oposição, Remildo Fonseca (PSB).

Segundo informa o sistema da Justiça Eleitoral, o Instituto Aferir registrou uma pesquisa em Parnarama sob o número MA-03066/2024 neste domingo. A pesquisa ouvirá mil eleitores entre segunda-feira (30) e terça-feira (02), e pode ser divulgada no sábado (05).

O nível de confiança estimado pelo Instituto Aferir é de 95%, com uma margem de erro de aproximadamente 3,04 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos.

sábado, 28 de setembro de 2024 às 18:32

Paulinho reúne multidão na Caminhada da Mudança em Caxias

A Caminhada da Mudança, realizada neste sábado (28), no Centro de Caxias, demonstrou a força da candidatura de Paulinho à prefeitura da cidade. Acompanhado de sua vice, Thais Coutinho, Paulinho foi recebido por uma multidão que tomou as ruas em apoio à sua campanha. O evento contou ainda com a presença de importantes figuras políticas do estado, como o senador Weverton Rocha, o deputado federal Josimar Maranhãozinho e o suplente de deputado federal Luciano Galego, que declararam apoio à sua candidatura.

Durante a caminhada, o senador Weverton Rocha destacou sua decisão de apoiar Paulinho e relembrou a trajetória política ao lado do candidato. "Tomei uma decisão pessoal, e aqui em Caxias nós vamos apoiar o Paulinho. Fui deputado federal com ele, e ele sempre votou com o presidente Lula e a favor da classe trabalhadora. Paulinho é capaz, e Caxias precisa virar a chave. Nós vamos estar juntos, Paulinho. Você pode contar comigo!", afirmou Weverton.

O deputado federal Josimar Maranhãozinho também fez questão de enaltecer a escolha de Paulinho como o melhor caminho para Caxias. "Aqui, nessa quantidade de pessoas, vemos que Caxias quer mudança. Parabéns pela decisão correta de escolher Paulinho como próximo prefeito. Quero agradecer a presença do nosso senador Weverton, que está dando essa força, e reforçar que vamos ajudar Paulinho a ser o melhor prefeito da história de Caxias. Nós acreditamos que você vai reconstruir essa cidade e trazer dignidade para esse povo", declarou o deputado.

Em seu discurso, Paulinho agradeceu a presença dos apoiadores e reforçou a importância da data das eleições para o futuro de Caxias. "Quero agradecer a todos os presentes na Caminhada da Mudança, ao deputado Josimar Maranhãozinho e ao senador Weverton Rocha. O dia 6 de outubro será decisivo para o futuro de quem mora em Caxias. Acima das brigas políticas, o que nosso povo espera é a certeza de dias melhores", disse Paulinho.

A Caminhada da Mudança marcou mais um momento decisivo na campanha de Paulinho, que busca representar a renovação política em Caxias e atender aos anseios de mudança da população.

Thallys Monteiro realiza o "Arrastão do Novo" no grande Parque Alvorada neste sábado

Considerado um dos favoritos para ocupar umas das 21 cadeiras na Câmara de Timon a partir de 1° de janeiro de 2025, o candidato a vereador pelo PSB, Thallys Monteiro, realiza neste sábado, 28, uma grande caminhada (Arrastão do Novo) no grande Parque Alvorada.

O evento deve contar com a presença do deputado estadual Leandro Bello, Socorro Waquim, Coronel Schnneyder, Jaconias Moraes, além de várias lideranças políticas que compõem o grupo de Tallys Monteiro por toda cidade de Timon.

A concentração acontece em frente a Central de Flagrantes de Timon a partir das 15:00 horas.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024 às 09:56

Caxias: PF combate crimes contra o sistema financeiro

Investigação apontou esquema de saques fraudulentos do FGTS

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27/9), a Operação Faz o Pix, que tem como objetivo reprimir crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e associação criminosa situada na cidade de Caxias/MA. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

A investigação conduzida pela Polícia Federal foi iniciada em 2022 e levou à identificação de um esquema de saques fraudulentos de valores do FGTS, inserção de dados falsos nos sistemas de informações bancárias, transferências bancárias não autorizadas, lavagem de dinheiro e associação criminosa, causando danos aos cofres públicos..

Os mandados de busca e apreensão, concedidos com autorização de quebra de sigilo de dados telemáticos, foram cumpridos no município de Caxias/MA, tanto na residências de investigados como em estabelecimentos comerciais vinculados ao esquema criminoso.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, estelionato, lavagem de dinheiro, dentre outros.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização de exames periciais visando a coleta de novos elementos, outras pessoas envolvidas e a eventual identificação de outros crimes relacionados. As informações são da PF.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024 às 13:59

Mais uma pesquisa aponta liderança de Bruno Silva em Coelho Neto

O atual prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), segue caminhando com tranquilidade para sua reeleição no dia 06 de outubro.

Em novo levantamento do Instituto Prever, encomendado pela Rádio Mirante e pelo Imirante, que ouviu 500 eleitores nos dias 18 a 21 de setembro, Bruno Silva segue liderando com folga.

No cenário espontâneo, Bruno Silva tem 62%. Na segunda colocação, mas bem distante, vem Cláudio Furtado (Republicanos) com 15% na pesquisa. Não sabem ou não responderam somam 17,8%, brancos e nulos, 5% e outros 0,2%.

Na estimulada, Bruno Silva alcança 65,6%, Cláudio Furtado tem 20,8%. Brancos e Nulos somam 5,4% e os que souberam responder são 8,2%.

Considerando somente os votos válidos (retirados brancos, nulos e indecisos), Bruno Silva aparece com 75,9% e Cláudio Furtado com 24,1%.

Avaliação – O Instituto Prever traz ainda a avaliação da gestão de Bruno Silva em Coelho Neto. Pelos dados, 72,2% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão e outros 23,6% desaprovam.

A margem de erro da pesquisa é de de 4,4% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Na Justiça Eleitoral, o protocolo de registro da pesquisa é MA – 06601/2024.

(Fonte: Blog do Jorge Aragão)

quarta-feira, 25 de setembro de 2024 às 22:47

Há poucos dias das eleições, Rafael intensifica “Arrastões da Mudança”

Embalado pelo resultado da última pesquisa, do Instituo Opinião, na qual aparece com 43,6% de intenções de votos, contra 26,6% da segunda colocada na estimulada, Rafael intensificará as ações nestes últimos dias de campanha. Somente nesta semana, teremos quatro Arrastões da Mudança em pontos diferentes de Timon, sempre com obras e ações de seus mandatos como deputado sendo o pano de fundo das caminhadas.

Nesta quarta (23), Rafael, candidatos e candidatas à Câmara, e militância, percorreram as ruas do Residencial Miguel Arraes. Rafael agradeceu a presença de todos e lembrou que só faltam dez dias para as eleições. Que está chegando a hora da mudança. 

“No domingo, o nosso compromisso é caminhar juntos novamente. Caminhar com mais de 40 mil pessoas nas ruas de Timon. Sairemos do ginásio da Avenida Teresina e  terminaremos no Colégio Militar, duas grandes obras de nosso mandato. Até o dia 6 de outubro ninguém descansará. Vamos libertar Timon!”, afirmou Rafael.

Caxias: Justiça suspende divulgação de duas pesquisas por suspeita de irregularidades

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata da divulgação de duas pesquisas eleitorais em Caxias, Maranhão, sob os números de registro MA-03912/2024 e MA-01463/2024. A decisão atendeu a uma representação movida pela Coligação Caxias é do Povo, que alegou irregularidades nas pesquisas realizadas pelo Morais & Dias Instituto de Opinião Pública LTDA e IPPI Pesquisas e Consultoria LTDA. A coligação argumentou que as pesquisas, realizadas por institutos diferentes, apresentavam os mesmos dados amostrais, sugerindo que se tratava de uma única pesquisa registrada duas vezes.

As pesquisas, segundo a ação, possuíam parâmetros idênticos, como amostra, nível de confiança, margem de erro, além de erros ortográficos semelhantes nos nomes dos bairros pesquisados. O juízo eleitoral de Caxias considerou que esses fatores levantam suspeitas sobre a regularidade dos levantamentos, destacando a improbabilidade de dois institutos diferentes utilizarem exatamente os mesmos dados em pesquisas distintas.

Diante dos indícios de fraude e da possível influência indevida sobre o eleitorado, a Justiça Eleitoral deferiu o pedido de tutela de urgência, suspendendo a divulgação das pesquisas até uma decisão final. A pena estipulada para o descumprimento da decisão é de R$ 5.000 por dia, limitada a R$ 50.000. Os responsáveis pelas pesquisas foram intimados a apresentar defesa em até dois dias.

Na reta final de campanha, Nonatinho segue recebendo adesões em Matões

O cenário político em Matões vem se intensificando à medida que o candidato Nonatinho segue consolidando sua campanha e atraindo novas adesões, especialmente dentro do grupo de oposição. Nesta semana, uma adesão de peso se destacou: Luis e sua família, tradicionais apoiadores da oposição no povoado de Alto Alegre, anunciaram oficialmente sua adesão à campanha de Nonatinho.

A mudança de apoio surpreendeu muitos, dado o histórico político de Luis, que sempre esteve ao lado da oposição na cidade de Matões.

A adesão de Luis e sua família reflete o crescimento da campanha de Nonatinho. Nonatinho, por sua vez, continua fortalecendo sua base e angariando novos apoios.

terça-feira, 24 de setembro de 2024 às 14:57

Justiça de Caxias ordena retirada de matéria difamatória contra Paulinho

A Justiça Eleitoral de Caxias, Maranhão, decidiu em favor da Coligação "Caxias é do Povo" em uma ação movida contra o blogueiro Daniel de Jesus Matos Machado (Blog do Daniel Matos) e a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., responsável pela administração do Instagram. A representação foi motivada pela publicação de uma matéria no blog Daniel Matos e no perfil de Instagram associado, em que se afirmava que o candidato a prefeito Paulinho havia encomendado uma pesquisa eleitoral fraudulenta com o objetivo de manipular o eleitorado caxiense.

Na decisão, o juiz Jorge Antônio Sales Leite observou que as acusações publicadas na matéria apresentavam distorções e não estavam fundamentadas em provas. A alegação de que Paulinho teria encomendado uma pesquisa "fajuta" com o intuito de enganar os eleitores foi considerada uma desinformação prejudicial à imagem do candidato, principal opositor do atual prefeito, Gentil Neto. 

Foi determinada a retirada da matéria específica do blog no prazo de dois dias, sob pena de multa diária de R$ 5.000, limitada a R$ 25.000, caso o blogueiro descumpra a ordem judicial.

A decisão ainda prevê a intimação do Ministério Público Eleitoral para acompanhamento do processo e posterior emissão de parecer. O juiz determinou que Daniel Matos seja citado para apresentar defesa em até dois dias. A medida liminar busca conter a disseminação de informações consideradas inverídicas durante o período eleitoral, assegurando uma disputa justa entre os candidatos.

PT de Caxias retira apoio à candidatura de Gentil Neto

Em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais, a presidente do PT de Caxias, Lays Poliane, ao lado de membros da sigla, denuncia o prefeito Fábio Gentil por perseguição política.

Segundo Poliane, por perseguição política, o prefeito Fábio Gentil exonerou petistas que ocupavam cargos na prefeitura de Caxias.

"Eu, como representante do Partido dos Trabalhadores, não posso admitir esse tipo de situação e venho a público retirar o apoio do PT à candidatura de Gentil Neto", disse a presidente do PT.

Assista ao vídeo abaixo.

                                           


Pesquisa aponta liderança de Nonatinho em Matões

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 deste mês de setembro tendo ouvido 300 eleitores nas zonas urbana e rural do município e está registrada na justiça eleitoral com o número MA-09776/2024. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos.

No levantamento da pesquisa espontânea, aquela em que o pesquisador não cita o nome dos candidatos e apenas pergunta para quem ele votará para prefeito, o candidato a prefeito Nonatinho, do União Brasil, lidera com 50.67% contra 35.33% de Gabriel Tenório.

Não souberam e não opinaram foram 9%, nenhum candidato ficou com 3,67% e Ferdinando Coutinho com 1,33%.

Na rejeição espontânea entre os candidatos Gabriel Tenório lidera como mais rejeitado. Ele tem 42% de rejeição e Nonatinho 28,33%.

Pesquisa Estimulada

O Instituto Amostragem também fez um levantamento da preferência do eleitorado de Matões na pesquisa estimulada, aquela em que o pesquisador cita os nomes dos candidatos e pergunta em qual ele votará. O candidato Nonatinho também aparece na frente com 55.33% contra 36 % de Gabriel Tenório.

Não souberam e não opinaram foram 6,33% e votaria nulo e branco 0,67% e nenhum 1,67%.

Votos válidos

No quesito votos válidos o candidato a prefeito Nonatinho tem 60.58% e Gabriel Tenório 39.42%.

(Fonte: Elias Lacerda)

Rafael na liderança com folga em Timon, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Opinião revela que o deputado Rafael, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), lidera a corrida eleitoral para as eleições do próximo dia 6 de outubro. No confronto direto estimulado entre os dois principais candidatos, Rafael lidera com 43,6% das intenções de voto, contra 26,5% de Dinair Veloso, candidata do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Henrique Júnior, do Partido Liberal (PL), aparece com 16,5%, e Dra. Dilcimar, do Partido Novo, com 0,7%. Há 3,7% de votos nulos ou brancos, 8,1% de indecisos/não sabe, e 0,7% que não opinaram.

Na pesquisa espontânea, Rafael também lidera, com 42,4% das intenções, contra 25,7% de Dinair Veloso. Henrique Júnior aparece com 14% e Dra. Dilcimar com 0,7%. Além disso, 14% se declararam indecisos ou não sabem, e 3,2% optaram por votos brancos ou nulos. 

Esta pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro de 2024, com 600 moradores com idade acima de 16 anos. A margem de erro é de 4%, com 95% de confiabilidade para o resultado geral da pesquisa, que está registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, sob o número MA-05049/2024. As informações são do Portal  Informante.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024 às 15:24

Polícia Civil prende três pessoas por tráfico de drogas em Timon

Em mais uma ação de repressão ao crime de tráfico de drogas na cidade de Timon, no Leste do Estado, a Polícia Civil conseguiu prender, na manhã desta segunda-feira (23), três pessoas suspeitas pelos crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas no bairro Parque Aliança.

A Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Timon, recebeu informações sobre indivíduos que estariam na posse de arma de fogo e entorpecentes em uma residência invadida.

De posse da denúncia, uma equipe policial se deslocou até o local e constatou que a residência era a mesma que no mês de julho deste ano, foi alvo de uma outra operação, também da DENARC, em que foram apreendidos entorpecentes e um revólver.

Nesta segunda, a equipe policial entrou no imóvel, onde apreendeu 126 porções de maconha, 09 porções de cocaína, além de 03 munições de calibre e apetrechos utilizados no tráfico de drogas.

Diante disso das evidencias de crimes, os três indivíduos que estavam na residência foram apresentados na Central de Flagrante de Timon para a lavratura dos procedimentos legais. As informações são da Ascom PCMA.

Rafael, em mais um Arrastão da Mudança, leva esperança e alegria pelas ruas de Timon

Com a proximidade das eleições, as ações de campanha de Rafael (PSB) para prefeitura de Timon, têm sido bem recebidas pela população. São caminhadas diárias pelo comércio e bairros, olhando nos olhos do povo e ouvindo suas necessidades de perto. Os “Arrastões da Mudança”, têm levado milhares de pessoas às ruas, a cada fim de semana, numa crescente de esperança e alegria.

Responsável direto por diversas obras estruturantes em Timon,  a exemplo da nova CEASA, Colégio Militar Tiradentes V, reforma e ampliação do Hospital Alarico Pacheco, instalação a Delegacia da Mulher, dentre tantas outras, o deputado Rafael surge em primeiro lugar nas pesquisas recentes divulgadas no município. 

Neste fim de semana, após extensa agenda pela zona rural de Timon, no domingo (22), o Arrastão da Mudança percorreu as ruas dos bairros Padre Delfino e Júlio Almeida. Novamente, milhares de pessoas fizeram o percurso entregando material de campanha dos respectivos candidatos e candidatas à Câmara e de Rafael.

Ao fim da caminhada, Rafael lembrou que faltam poucos dias para as eleições. E que Timon só tem dois caminhos: o do retrocesso e o da mudança. “Amanhã é segunda-feira, vamos ganhar as ruas. E em 14 dias, uma hora dessas, com fé em Deus, estaremos comemorando a vitória do povo livre de Timon”, finalizou.

(Assessoria)

domingo, 22 de setembro de 2024 às 19:03

Paulinho emite Nota de Esclarecimento sobre mais uma Fake News

O grupo político conhecido por causar o maior atraso no desenvolvimento de Caxias tenta, a todo custo, plantar Fake News com o intuito de prejudicar nossa campanha para prefeito.

Porta-vozes do atraso de Caxias, a mando de seu líder, conhecido por não cumprir a palavra empenhada, divulgaram mais uma vez, nos grupos de WhatsApp, um vídeo com conteúdo falso, no qual afirmam que há atraso no pagamento de nossos colaboradores, o que não é verdade.

Reafirmo que os pagamentos de nossos colaboradores estão em dia, em conformidade com a lei eleitoral.

Nossa campanha segue com uma aceitação popular crescente e, por conta disso, as ondas de Fake News, que têm a marca registrada do grupo que atrasa Caxias, tentam, a todo custo, desestabilizar nossa campanha, mas sem sucesso.

Espalhar Fake News é crime e pode resultar em prisão. Nossa assessoria jurídica já busca identificar os responsáveis, que fizeram isso nas redes sociais, e tomar as medidas cabíveis nas áreas cível, criminal e eleitoral.

Busque informações confiáveis em nossas redes sociais. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Seguimos com nossa maior meta: trabalhar para o desenvolvimento de Caxias e mudar a triste realidade que a cidade vem enfrentando nos últimos anos.

Atenciosamente,

Paulinho

Candidato a prefeito de Caxias

PF prende 36 candidatos com mandados de prisão em aberto em diversos estados

Prisões envolvem crimes como tráfico de drogas, crimes sexuais e pensão alimentícia

A Polícia Federal prendeu até sexta-feira (20/9) 36 candidatos às eleições municipais de 2024 que tinham mandados de prisão em aberto.

As prisões ocorreram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Os mandados de prisão incluem crimes como tráfico de drogas, corrupção ativa, promoção de imigração ilegal, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais, além de diversos casos de inadimplência por pensão alimentícia. As informações são da PF.

Motocada em Caxias é marcada por manifestações de apoio a Paulinho

O candidato de Caxias, Paulinho, realizou mais uma motocada neste sábado (21), acompanhado de milhares de aliados, saindo do DNER até o bairro Volta Redonda.

A motocada passou por pelo menos dez bairros e impressionou pelas manifestações de apoio das pessoas em suas casas ao candidato Paulinho.

"Foi emocionante ver tantas pessoas nas ruas e nas portas de suas casas demonstrando apoio à nossa campanha. Esse carinho renova nossa energia para seguir em frente e lutar pela verdadeira mudança em Caxias e por uma cidade melhor para todos", declarou Paulinho.

Além das demonstrações de apoio popular, a motocada também contou com a participação de lideranças políticas da cidade, que reforçaram a importância de uma campanha focada nas necessidades reais da população. Paulinho destacou que a crescente adesão ao seu projeto reflete o desejo por uma nova gestão, comprometida com o desenvolvimento e a melhoria dos serviços públicos municipais.

sábado, 21 de setembro de 2024 às 09:58

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

Segundo turno

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. As informações são da Agência Brasil.

Polícia Civil prende três suspeitos por tráfico de drogas em Timon

A Polícia Civil do Maranhão prendeu três pessoas em flagrante nesta sexta-feira (20), durante mais uma operação de combate ao tráfico de drogas em Timon. A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em parceria com o Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 18ª Delegacia Regional, ocorreu nos bairros Formosa e São Francisco.

A operação foi desencadeada após investigação que identificou indivíduos responsáveis pelo armazenamento e comercialização de entorpecentes na região. Com base nas informações colhidas, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nesta manhã.

No local, os policiais apreenderam maconha, crack e cocaína, além de materiais utilizados para embalar e refinar drogas, incluindo balanças e invólucros plásticos. Em uma das residências no bairro Formosa, foram encontrados entorpecentes já prontos para comercialização e aparelhos celulares.

Os três suspeitos foram levados à Central de Flagrantes de Timon, onde foram autuados e os procedimentos legais serão adotados. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar o envolvimento de outros possíveis integrantes do esquema de tráfico. As informações são da Ascom PCMA.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024 às 16:12

PF deflagra operação contra fraudes em benefícios do INSS em Caxias

Os investigados se passavam por pessoas já falecidas visando a realização de saques de benefícios previdenciários

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20/9), a Operação Anúbis, que tem como objetivo reprimir crimes contra o sistema previdenciário praticados por associação criminosa situada na cidade de Caxias/MA. Os investigados se passavam por pessoas já falecidas visando à realização de saques de benefícios previdenciários.

A investigação conduzida pela Polícia Federal foi iniciada no ano de 2023 e levou à identificação de um esquema de fraudes, tanto na falsificação dos documentos, quanto na adoção de providências para a manutenção de benefícios de titulares já falecidos (realização de provas de vida, saques indevidos de parcelas mensais), causando grande dano aos cofres públicos.

Houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Caxias, além da análise de dados decorrentes do afastamento de sigilo telemático. Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização de exames periciais visando a coleta de novos elementos, pessoas envolvidas e a identificação de outros crimes relacionados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos, falsa identidade, dentre outros. As informações são da PF.

É hoje! Caminhada das Mulheres em apoio Nonatinho e Christiane em Matões

Será realizada nesta sexta-feira, 20, a partir das 16h44, com concentração na Praça do Jorge, em Matões, a Caminhada das Mulheres, comandada pela futura vice-prefeita Christiane Pinheiro e pela futura primeira dama, Ana Paula, assim como pela deputada estadual Claudia Coutinho.

O evento marca a força das mulheres matoenses e maranhenses na administração pública de Matões e o compromisso de Nonatinho e Christiane Pinheiro com o respeito e a valorização das mulheres na administração pública do município de Matões, que seguirá avançando.

Em reunião histórica, Uilma Resende reúne mais de duas mil pessoas

Como dito pelo deputado Rafael (PSB), candidato à prefeitura de Timon, o vereador Uilma Resende (PSDB) tem sido crescente em termos de votação a cada eleição. Com trabalho prestado pela cidade, o reconhecimento é dado dessa forma. São Projetos de Lei para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, atenção às crianças autistas e às Pessoas Portadoras de Deficiência – PCDs, e defesa da educação pública municipal.

Uilma é destaque também em atuações fora do gabinete. Um vereador que vai além do plenário da Câmara, buscando conversar de perto com a população e fiscalizando o descaso que a prefeita Dinair Veloso, e o grupo Leitoa, vêm tratando Timon há mais de duas décadas. 

“Gratidão à minha família, que sempre esteve ao meu lado, aos amigos, que acreditam no nosso propósito e aos apoiadores, que compartilham desse sonho de mudança. Juntos, ao lado do deputado Rafael e do nosso time, vamos transformar Timon e construir um futuro que todos nós merecemos”, comemorou Uilma Resende.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024 às 16:41

Em nome da mudança, Rafael defende suas propostas em entrevista

Numa entrevista de pouco mais de 20 minutos, no programa Agora Brasil, apresentado por Amadeu Campos, da TV Meio, o deputado Rafael, candidato à prefeitura de Timon, esclareceu pontos importantes de sua campanha e, além de defender suas principais propostas, ainda classificou Dinair Veloso (PDT) e Henrique Júnior (PL) como parceiros na manutenção do atraso em Timon.

“Quero ser prefeito para interromper o caos em Timon, instalado através da administração desastrosa de Dinair Veloso. Uma cidade sem transporte público, com uma água cara e qualidade duvidosa” assim Rafael iniciou a entrevista, para adiante apresentar seu trabalho como deputado, incluindo “Timon no mapa do Maranhão.” Essa frase é uma máxima de seu mandato como deputado, pois através de seus mandatos conseguiu aproximar o município de Timon com as ações estruturantes dos governos Flávio Dino e Carlos Brandão. 

Obras como a criação do Colégio Militar Tiradentes, com alunos aprovados em diversas universidades federais e faculdades do Maranhão e Piauí; ações em defesa da segurança pública de Timon, com a instalação da Delegacia da Mulher, do 47º Batalhão de Polícia na Cidade Nova, e Companhia de Motopatrulhamento; reforma, ampliação e criação de novos leitos de UTI no Alarico Pacheco, UTI Neonatal, partos humanizados e cirurgias ortopédicas. Se tirarem da cidade as ações realizadas por ele e pelo governo do Maranhão durante esses anos, resta somente o vazio e o sentimento de terra arrasada deixado por Luciano Leitoa e Dinair Veloso.

Questionado sobre a união das oposições e da ausência do candidato do PL, Henrique Júnior ao seu lado, Rafael afirmou que Henrique Júnior é um candidato profissional. E que, segundo ele, tem como meio de vida ser candidato por conveniência e apreço aos recursos eleitorais enviados pelos partidos. 

“Em Timon, Henrique é candidato pelo fundo eleitoral. Ele e Dinair Veloso votaram no mesmo candidato a governador, Weverton Rocha. Ontem, no debate, estavam juntos. Um servindo de muleta para o outro. Estão juntos desde a eleição passada, quando apoiaram Bolsonaro, Roberto Rocha para o senado e Weverton Rocha para governador. Henrique Júnior recebeu 1 milhão e 650 mil reais de fundo eleitoral, a profissão dele é ser candidato, vive de candidato. Ele só pensa em si próprio”, alertou Rafael.

(Assessoria)

Neto Peças diz que presença do governador para assinar MP confirma críticas de que o 47º BPM não estava funcionando em Timon

Em sessão plenária realizada ontem, 18, iniciada apenas com a presença de cinco dos 21 vereadores, o vereador Neto Peças conclamou os demais parlamentares para que compareçam às sessões da Casa para dar seguimento às votações de matérias importantes que estão em trâmite e na pauta, prejudicadas ontem pela falta de quórum.

Neto Peças lembrou que por pouco, e pela falta da presença dos vereadores de oposição, a população de Timon não ficou prejudicada com a contemplação de mil casas que deverão ser construídas em Timon a partir do próximo ano, mas que as inscrições dos novos habitantes dessas unidades habitacionais deverão ser iniciadas este ano.

Neto Peças, também em sua fala, ressaltou que a presença do governador Carlos Brandão, na ultima segunda-feira, para assinar medida provisória para instalação do 47º Batalhão da Polícia Militar no bairro Cidade Nova, confirmou as críticas e as cobranças que ele vinha fazendo ao Chefe do Executivo maranhense de que o BPM não, embora anunciado, não estava funcionando como devia após sua instalação em Timon e que o governador precisou assinar MP para instalá-lo, acrescentou Neto Peças.

O vereador disse que agora, após essa assinatura do MP pelo governador, espera que o 47º BPM volte a funcionar mas que para isso, para combater a criminalidade e violência é necessário que haja empenho do governador em alocar policiais militares para atuar na cidade, acrescentou. (Do Blog do Ribinha)

quarta-feira, 18 de setembro de 2024 às 16:46

Preparado, Rafael é o destaque em mais um debate eleitoral

Em mais um debate, Rafael dá aula, Dinair se perde e Henrique é o mais despreparado

No debate pela disputa da prefeitura de Timon, ocorrido na tarde desta quarta (18), os candidatos Rafael (PSB), Dinair Veloso (PDT), Dra. Dilcimar (NOVO) e Henrique Júnior (PL) travaram um interessante embate na Band Piauí. Se por um lado Rafael demonstrou segurança e calma nas perguntas e respostas, a atual prefeita da cidade, cuja rejeição alcança níveis altíssimos, apresentou insegurança e despreparo, refletindo ao vivo e em cores o motivo da cidade estar abandonada, sem transporte público, saúde e abastecimento de água.

Um raivoso Henrique Júnior, não apresentou propostas. Alterado em todos os momentos, desistiu de mostrar alguma proposta para somente atacar. Já a Dra. Dilcimar enquadrou Dinair Veloso por vitimização, lembrando que a mulher deve se impor por respeito e espaços. E no embate com Henrique Júnior, afirmou ter náuseas pelo valor recebido pelo candidato do PL. Henrique, ex-entregador de calendários, tem quase 1 milhão e 700 mil reais para campanha.

FAMÍLIA LEITOA X GRUPO LEITOA

Um dos pontos mais esclarecedores do debate foi quando a Dra. Dilcimar perguntou sobre o rompimento de Rafael com o grupo Leitoa. O candidato do PSB destacou que prefere sair da política a caminhar novamente com o grupo de Chico e Luciano Leitoa. “Meu nome é Rafael de Brito Sousa. Leitoa não é família. Leitoa é grupo político. Um grupo que parou no tempo e que só olha para o próprio umbigo, esquecendo os problemas da cidade”, enfatizou Rafael.

Rafael apresentou diversos problemas enfrentados pela população de Timon e, entre um “timonenses, vocês me conhecem” e outro, Dinair desviava das respostas, assinando o recibo de que pouco conhece a realidade da cidade.

ENTREGADOR MILIONÁRIO

Segundo Rafael, e os registros do TRE-MA, candidato do PL, Henrique Júnior, é um milionário. Tem no caixa quase 1 milhão e 700 mil para gastar na campanha. O deputado Rafael lembrou que a cada eleição Henrique aparece com um time novo. O ex-vereador e funcionário comissionado da gestão Socorro Waquim, afirmou ser um direito seu receber esses recursos, e foi rebatido imediatamente pela Dra. Dilcimar, que lembrou que ter direito não significa ter razão, é uma questão de caráter, disse. Que ele deveria ter vergonha de gastar esse dinheiro, podendo investir em ônibus, creches e matar a fome de muita gente em Timon. 

Resumindo, tivemos um debate em que um candidato, Rafael, quis apresentar propostas; Dra. Dilcimar se destacou pela coerência e firmeza de propósitos; Dinair pela incompetência e fuga das responsabilidades e o outro, o milionário Henrique Júnior, foi extremamente agressivo, inexistente em propostas e controle emocional.

(Assessoria)

Pesquisa aponta liderança de Rafael em Timon

Nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto IPPI de Pesquisas e Consultoria (IPPI) traz o deputado estadual Rafael na liderança disparada nas eleições para a prefeitura de Timon (MA). No tocante a votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos, Rafael registra 45,52% da preferência do eleitorado timonense contra 37,74% da atual prefeita Dinair Veloso, candidata à reeleição. Henrique Júnior vem na terceira colocação, com 15,91%, e Dra. Dilcimar, com 0,10%.

Na pesquisa estimulada, na qual é apresentada ao entrevistado a lista com os nomes de candidatos para ele afirmar em quem votaria para prefeito, é o deputado Rafael quem novamente lidera, com 37,17%. Depois, vem Dinair Veloso, com 30,83%, seguida por Henrique Júnior, com 13%; e Dra. Dilcimar, com 0,67%. Não sabem/Não opinam, 14,50%; Brancos e Nulos, 2,33%; Nenhum/Ninguém, 1,50%.

O IPPI também quis saber se o eleitor está decidido ou poderia mudar de voto até o dia da eleição. Nesse cenário, 67,83% responderam que já estão decididos. Por outro lado, 16,67% disseram não saber, enquanto 15,50% afirmaram que poderiam ainda mudar o voto.

Quando perguntado, independentemente do voto, quem será o prefeito de Timon, 38,17% do eleitorado apontam o deputado Rafael como o futuro prefeito do município timonense. Dinair Veloso vem em segundo lugar, com 34,50%; e Henrique Júnior, com 4,83%. Não sabem/Não opinam, 22,50%.

Na pesquisa IPPI quem lidera o cenário da rejeição é a atual prefeita Dinair Veloso. Ela é rejeitada por 28,33% dos eleitores timonenses. Rafael vem com 17% de rejeição, enquanto Henrique Júnior aparece com 8,33% e Dr. Dilcimar, com 4,33%. Não rejeita ninguém, 33,67%; Não sabem/Não opinam, 8,33%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06318/2024. O levantamento foi realizado no período de 9 a 11 de setembro. Foram realizadas 600 entrevistas, e a margem de erro é de 4,62% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

(Do Jogo do Poder)

terça-feira, 17 de setembro de 2024 às 22:53

Matões: calçamento da Rua Mário Alves é mais um compromisso cumprido pelo prefeito Ferdinando Couitnho

O prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, segue cumprindo seus compromissos com a população ao avançar em mais uma importante obra de infraestrutura. Desta vez, trata-se do calçamento da Rua Mário Alves, que já está a todo vapor. A obra faz parte de um projeto mais amplo que irá beneficiar os bairros Taioba e Piçarreira, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos moradores.

A obra é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o deputado federal e ministro Juscelino Filho, garantindo os recursos necessários para a sua execução. O projeto marca mais uma realização do prefeito Ferdinando Coutinho, que continua a transformar sonhos da população em realidade, promovendo melhorias em diversas áreas do município.

Os moradores dos bairros já celebram a iniciativa, que além de facilitar a mobilidade, deverá contribuir para o desenvolvimento local, valorizando as residências e ampliando o acesso a serviços básicos. Segundo a administração municipal, as obras seguem dentro do cronograma e em breve serão entregues à comunidade.

A gestão de Ferdinando Coutinho vem se destacando pela realização de obras estruturantes em Matões, sempre em parceria com lideranças que priorizam o bem-estar da população e o progresso da cidade.

(Informativo Maranhão)

Nota de Esclarecimento sobre Fake News

Caros caxienses,

Nos últimos dias, têm circulado informações falsas sobre nossa campanha, especialmente sobre os pagamentos aos nossos colaboradores. É importante esclarecer que espalhar fake news por meio de áudios nas redes sociais é um crime e pode resultar em prisão.

Todos os pagamentos aos nossos colaboradores estão em dia, conforme as leis eleitorais. Temos um compromisso sério com a transparência e a ética, e garantimos a administração responsável dos recursos. Não à toa, a equipe jurídica da Coligação "Caxias é do Povo" já está atuando para identificar os responsáveis pela divulgação das notícias falsas e garantir que sejam devidamente responsabilizados civil, criminal e eleitoralmente.

A desinformação é uma triste realidade do cenário político atual e visa desestabilizar nossa campanha. Pedimos que todos verifiquem as informações com fontes confiáveis antes de acreditar em boatos.

Continuaremos a trabalhar com dedicação em propostas e projetos para o desenvolvimento de Caxias. Convidamos todos a acompanhar nosso trabalho nas redes sociais oficiais e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos.

Atenciosamente,

Paulinho

Candidato a prefeito de Caxias

(Assessoria)

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra dupla envolvida em roubo à residência em Caxias

Em uma ação realizada na última segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio do Sistema Penitenciário do Piauí, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva contra dois homens, de 30 e 31 anos, indiciados por um crime de roubo, com emprego de arma de fogo contra um residência no bairro Pirajá, em Caxias.

Consta na investigação que, no dia 13 de março deste ano, três criminosos invadiram uma residência, onde os moradores foram rendidos e tiveram sua liberdade cerceada, enquanto os indivíduos subtraiam joias e outros objetos de valor do imóvel.

No decorrer das investigações coordenadas pelo 2º Distrito Policial de Caxias, descobriu-se que dois dos criminosos são naturais da cidade de Teresina, capital do Piauí. Já o terceiro envolvido, que era natural de Caxias, foi assassinado em abril deste ano.

Os dois mandados de prisão foram cumpridos na Penitenciária Irmão Guido e na Cadeia Pública de Altos, ambos no Estado do Piauí. Com isso as investigações estão concluídas com a identificação de todos os envolvidos no crime. As informações são da Ascom PCMA.