Na manhã desta quarta-feira (14), o auditório do Centro de Formação Wall Ferraz foi palco da abertura do seminário de construção participativa do Plano Municipal de Educação Ambiental de Timon. O evento integra o projeto “Conexão Ambiental: Construindo Planos Municipais no Maranhão”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
O seminário visa capacitar representantes dos municípios na elaboração dos Planos Municipais de Educação Ambiental e oferecer apoio técnico às ações de licenciamento ambiental. A ação envolve os 27 municípios do Maranhão que possuem o Termo de Capacidade Técnico-Institucional (TCTI).
A política estadual de educação ambiental prevê que os planos municipais sejam construídos de forma participativa e democrática, sendo instrumentos fundamentais para a gestão ambiental local. Ela é assegurará a implementação das diretrizes da política estadual por meio dos planos municipais.
Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos por segmento social para discutir propostas de ações voltadas à realidade ambiental de Timon. Também foram apresentadas contribuições dos segmentos formal e não formal, com participação ativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação.
O educador ambiental Jairo Galvão, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destacou a importância do momento. "Estamos aqui com o esforço do Governo do Maranhão para ajudar os municípios a elaborarem seus planos. Já temos o Plano Estadual de Educação Ambiental, e uma de suas metas é justamente apoiar os municípios na construção dos seus. Reunimos a sociedade civil e o poder público para discutir os problemas e soluções ambientais de Timon, propondo programas, conselhos e comissões que deverão fazer parte do nosso Plano”, disse.
A vice-prefeita Socorro Waquim também frisou o compromisso da gestão municipal com a pauta ambiental. "A Conexão Ambiental nos permite construir esse plano de forma coletiva. O prefeito Rafael sempre teve um olhar atento para o meio ambiente e deixa claro que ninguém pode ficar de fora desse processo. Todos somos responsáveis por pensar em soluções sustentáveis para nossa cidade”, falou.
O seminário marca um passo importante para a consolidação da educação ambiental em Timon, unindo diferentes setores em prol da construção de um Plano eficaz, inclusivo e alinhado às diretrizes estaduais. (Fotos: Tonhão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário