A Câmara Municipal de Timon, por meio da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Marcos Moura, realizou na tarde desta sexta-feira, 8, audiência pública para discutir o tema “Educação Pública em Timon: um panorama da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação”. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil, sindicatos, vereadores e um expressivo público na galeria da Casa, que apresentou questionamentos e sugestões.
A secretária municipal de Educação, Ana Cristina de Castro, que assumiu a pasta há pouco mais de dois meses, apresentou dados referentes ao primeiro semestre de 2025, destacando avanços e desafios no ensino municipal. Entre as dificuldades, ressaltou a necessidade de melhor qualificação dos gestores escolares e maior integração da equipe com as propostas da secretaria, sempre com o objetivo de colocar o aluno como foco central do trabalho, em parceria com todos os diretores de departamento.
Além da secretária e de sua adjunta, Isadora Rodrigues, estiveram presentes todos os diretores de departamento da SEMED, outros secretários municipais — como Paraguaçu Veras (Controladoria), Lucas Moura (Planejamento) e Elane de Sousa (Meio Ambiente) —, além de profissionais da educação, vereadores e comunidade.
O evento foi marcado pelo diálogo e pela troca de ideias sobre os próximos passos para fortalecer a educação em Timon, valorizando os profissionais e buscando avanços contínuos para toda a rede municipal.
Ana Cristina afirmou que a audiência pública também serviu como prestação de contas, permitindo expor tanto os avanços já obtidos quanto as dificuldades e o planejamento para o setor. Segundo ela, a participação de vereadores, professores, gestores escolares e toda a equipe da SEMED foi fundamental para apresentar como o prefeito Rafael assumiu a gestão e quais ações foram implementadas nos primeiros 100 dias.
“Essa pauta foi importante para mostrar os avanços que ainda precisamos alcançar em infraestrutura escolar, formação continuada de professores, reformulação e revisão do plano de carreira para valorização docente e reorganização de antigos semestres letivos”, disse a secretária.
Ela também destacou a necessidade de mais recursos e políticas públicas para as escolas, alinhadas ao planejamento do prefeito Rafael.
“Nosso prefeito conduz uma gestão clara, objetiva e humanizada, e vamos seguir nessa linha. Contamos com o apoio do Legislativo para implementar essa política educacional no município. Nosso trabalho é atender escolas, pais, mães e alunos a partir das demandas das comunidades, com o apoio do prefeito para inserir novos projetos, qualificar a vacinação escolar e promover ações integradas e intersetoriais para melhorar a educação pública de Timon”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário