A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (11) a 15ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Desafios para o fortalecimento do SUS no município de Timon: Fortalecer o SUS é defender a vida”. O evento aconteceu no Ginásio Francisco Carlos Jansen e reuniu representantes da população, entidades de classe, sindicatos, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Espaço democrático e participativo
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kamila Santana, a Conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a construção coletiva das políticas públicas de saúde. “A Conferência é um momento democrático que envolve todos os segmentos. Vamos em busca de um Sistema Único de Saúde mais forte, preconizando sempre um SUS de qualidade para todos”, destacou.
Para Alberina Silva, agente comunitária de saúde desde 1992 e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, a realização do evento é essencial para trabalhadores e usuários do sistema. “A Conferência é um fórum democrático, um momento para construir propostas que possibilitem uma saúde melhor a cada dia e a cada ano. É também a oportunidade de avaliar os avanços conquistados desde a última conferência e definir novos caminhos para continuar avançando”, ressaltou.
Temas debatidos
A programação contou com debates sobre o Plano Plurianual de Saúde, a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025/2027 e discussões em torno de quatro eixos temáticos:
1. Atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS);
2. Atenção especializada, sua organização, integração com a APS e ampliação dos cuidados nas redes;
3. Fortalecimento do controle social e da participação popular no SUS;
4. Aprimoramento da vigilância em saúde como estratégia de prevenção, promoção e resposta às necessidades da população.
Caminhos para o futuro
O encontro consolidou-se como um espaço de avaliação, reflexão e proposição de estratégias voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Timon. As propostas aprovadas durante a Conferência serão incorporadas ao planejamento municipal e servirão de subsídio para a construção de políticas públicas voltadas à garantia do direito à saúde e ao fortalecimento do SUS como patrimônio de todos os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário