A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (SEMPLUR), foi selecionada pelo Ministério das Cidades para integrar a segunda turma do curso “Urgência Climática: Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”, que tem como objetivo formar multiplicadores e fortalecer ações locais de enfrentamento à crise climática.
O curso é promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Instituto Lincoln, organização internacional reconhecida por capacitar gestores públicos nas áreas de planejamento urbano e sustentabilidade. A capacitação reúne apenas 14 municípios de todo o país, sendo Timon um dos três representantes do Nordeste, ao lado de Sobral (CE) e Vitória da Conquista (BA).
Segundo a diretora de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária, Jaqueline Inagda, a seleção representa um importante reconhecimento da atuação da gestão timonense. “É muito importante para Timon ser colocada no cenário nacional e ser apresentada ao Ministério das Cidades como um município comprometido com o enfrentamento da crise climática. Isso abre portas, fortalece a imagem da cidade e amplia nossa capacidade técnica para elaborar projetos de resiliência climática”, destacou.
A equipe timonense será composta por 15 participantes, sendo 12 servidores municipais, duas pessoas da comunidade afetada (conforme previsto no edital de seleção) e um representante da academia, o professor Vladimir Bezerra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
“Estamos construindo uma cultura de planejamento que vai além do governo atual. Queremos consolidar uma mentalidade institucional de enfrentamento à crise climática, garantindo que esse compromisso permaneça no município”, completou Jaqueline Inagda.
A capacitação é também uma oportunidade de troca de experiências com outras prefeituras do país, como Angra dos Reis, Niterói, Canoas e Sobral, e até com representantes internacionais, como o governo de Cabo Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário