A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira (27), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma ação educativa com adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), dentro da iniciativa #EntreNoClimaUNICEF, em alusão à campanha Janeiro Branco.
A atividade teve como objetivo promover reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde mental das adolescências, abordando temas como ansiedade climática, medo do futuro e bem-estar emocional, além de fortalecer o protagonismo juvenil e a participação cidadã.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Assistência ao Educando da SEMED e mobilizadora do Selo UNICEF na Educação, Joane Cristina, a temática é essencial no ambiente escolar. “Sabemos que o tema saúde mental é muito importante para as nossas escolas. Os alunos do NUCA serão multiplicadores dessas discussões, não apenas sobre clima e saúde mental, mas sobre todas as ações que envolvem cidadania”, destacou.
Durante o encontro, os adolescentes compartilharam percepções sobre as mudanças climáticas e como elas impactam os sentimentos, a rotina e o cotidiano das comunidades onde vivem.
A estudante Ana Karina, da EMEF Benedito Silvestre, ressaltou a importância do momento. “Ultimamente o clima está bem diferente. Lugares que eram secos, agora têm muita água e outros estão ficando secos. Isso muda nossos sentimentos também. No frio eu fico mais feliz, mas no calor a gente fica mais estressado. É muito bom sair de casa, reunir os jovens e falar sobre assuntos importantes”, afirmou.
A ação proporcionou um espaço de escuta qualificada, diálogo e troca de experiências entre os jovens, promovendo conscientização, participação ativa e reflexão sobre clima e saúde mental no contexto das adolescências.



Nenhum comentário:
Postar um comentário