Anuncie aqui

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Confira o boletim epidemiológico atualizado sobre a COVID-19 em Timon

Os dados referentes aos casos de pessoas infectadas com a COVID-19 no município de Timon foram atualizados na manhã desta segunda-feira (04).

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento constam no boletim epidemiológico 26 casos confirmados da doença, 09 recuperados, 116 casos suspeitos, 86 descartados, 228 casos notificados e 0 Óbito. 

Para as pessoas infectadas com o novo coronavírus que apresentam sintomas leves a recomendação é o isolamento domiciliar. Esses pacientes recebem do município o apoio de uma equipe técnica de profissionais de saúde que diariamente entra em contato para apurar detalhes sobre sintomas os apresentados e também para orientar sobre a maneira como se deve agir no ambiente para garantir a não proliferação do vírus na família. 

É importante frisar que os exames coletados para o diagnóstico da doença são encaminhados para o Lacen Maranhão, na capital São Luís, e levam em média 15 dias para se ter o resultado. 

Para frear a disseminação do novo coronavírus, um trabalho conjunto entre as prefeituras de Timon e da cidade vizinha, Teresina, está garantindo a barreira sanitária nas pontes que ligam as duas cidade e também em outros pontos de acesso. Além disso, a fiscalização constante para manter em funcionamento apenas o comércio essencial e o trabalho de sanitização de lugares públicos, como praças, ruas e avenidas estão contribuindo para minimizar os riscos de contaminação das pessoas com o novo coronavírus.

Embora a rede de assistência à saúde em Timon esteja preparada para o atendimento de urgência às pessoas com sintomas característicos da doença, contando assim com unidades básicas de saúde, hospitais equipados com leitos de UTI/ ventiladores e unidade de pronto atendimento (UPA), a Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância do cumprimento do isolamento social e do uso obrigatório da máscara facial, sempre que for indispensável de casa.

Com o Disk Saúde, através do número (99) 98835-2919, são repassadas as orientações necessárias ao paciente em isolamento domiciliar, bem como a família do paciente e também para toda a população de Timon. 

A Prefeitura de Timon tem se empenhado diuturnamente no enfrentamento da COVID 19. Mas não basta que o poder público aja sozinho. A população deve participar seriamente do enfrentamento ao novo coronavírus. A retomada de atividades diversas, do funcionamento de repartições públicas e do comércio em geral depende muito da postura adotada pelas pessoas no município de Timon.

(Ascom/PMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário