Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

sexta-feira, 7 de julho de 2023 às 18:02

Prefeitura de Timon entrega kits para aprimorar trabalho dos Agentes de Saúde e de Endemias

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (7), a entrega de 180 kits do Programa “Saúde com Agente” para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município.

Com contrapartida de recursos da Prefeitura, os kits do programa Saúde com Agente são compostos por mochila, colete, aparelho de aferir pressão arterial e chapéu com aba de proteção. Os materiais irão aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais no município.

A entrega foi realizada no auditório do Centro de Formação Professor Wall Ferraz. O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, participou do evento e destacou a importância destes profissionais na Rede de Atenção Primária à Saúde.

“Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são categorias fundamentais para o bom funcionamento da Atenção Primária do município. São eles que estão de porta em porta, indo até a população e encaminhando para os serviços da saúde. Com estes kits, a Prefeitura de Timon espera melhorar as condições de trabalho de vocês”, disse o secretário aos profissionais.

O evento também contou com a participação dos presidentes dos sindicatos que representam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Alberina Sousa destacou a contrapartida financeira da Prefeitura de Timon para incluir nos kits aparelhos de aferir pressão arterial e a disponibilização de oxímetro e de medidor de glicemia nas Unidades Básicas de Saúde para uso dos agentes.

“Nesse momento, queríamos agradecer pela sensibilidade. Mesmo com dificuldades, estamos concluindo o curso Saúde com Agente. Obrigada à gestão por nos atender”, disse a presidente do Sindicato.

SAÚDE COM AGENTE

O programa Saúde com Agente é uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde, por meio de parceria com a Prefeitura de Timon. O intuito é que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. A capacitação tem duração de 10 meses e encerra em agosto.

“O curso traz melhorias, porque nossos agentes estarão mais qualificados para trazer as demandas para os postos de saúde e prosseguir a prevenção e promoção da saúde desses pacientes. O curso é regido pela Atenção Primária e os preceptores são enfermeiros do município que trabalham ou nas Unidades Básicas de Saúde ou na gestão”, explica o preceptor Naelson Soares.

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário