Na manhã desta quarta-feira (5), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e da Secretaria de Vigilância em Saúde, realizou uma grande ação de combate à dengue com os agentes de endemias no bairro Cidade Nova II.
A mobilização integra o mutirão que está sendo desenvolvido desde o início da semana nas áreas sem agentes fixos, com foco no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. As atividades contemplam bairros como Sucessão, Planalto Boa Esperança, Condomínio Vila Joia, Vila Monteiro e as regiões do Cidade Nova I, II e III.
Segundo o agente de endemias Rogério Cunha, o trabalho segue um cronograma permanente, dividido em seis ciclos anuais de 40 dias cada, garantindo que todas as residências sejam visitadas regularmente. “A cada quarenta dias nós retornamos às residências, cumprindo o ciclo de visitação. Também realizamos o monitoramento dos PEs, que são os pontos estratégicos, como borracharias e oficinas, onde o ciclo de fiscalização ocorre a cada 15 dias, totalizando 24 ciclos por ano. Esse é um trabalho essencial, pois esses locais são as principais portas de entrada do mosquito na cidade. Pedimos que os moradores colaborem permitindo a entrada dos agentes nas casas e terrenos. Nosso trabalho é voltado à prevenção e controle das doenças, especialmente a dengue. Com a chegada do período chuvoso, é fundamental aumentar os cuidados e eliminar os criadouros do mosquito”, destacou.
Durante o mutirão, cerca de 1.800 imóveis estão sendo vistoriados apenas na região do Cidade Nova II. As ações seguem ao longo do mês em diferentes bairros, com destaque para o Dia D de Combate à Dengue, que será realizado na última semana de novembro, contemplando as áreas da Vila Monteiro e região.
A moradora Maria José ressaltou a importância da visita dos agentes. “A visita é muito importante. Às vezes, as pessoas não têm consciência e acabam deixando acumular água em tampinhas, garrafas ou latas. Eu faço minha parte, mantenho tudo limpo e uso água sanitária todos os dias. Se todo mundo colaborasse, viveríamos melhor.”
A SEMS reforça o pedido para que a população mantenha os quintais limpos, evite o acúmulo de água parada e receba os agentes de endemias durante as visitas. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos, e a prevenção é a melhor forma de proteger a saúde da população.



Nenhum comentário:
Postar um comentário