Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 às 06:00

Câmara de Timon realiza sessão plenária em homenagem em reconhecimento ao trabalho dos policiais penais

A Câmara Municipal de Timon realizará, nesta quinta-feira (4), às 10hs, no Plenário José Ribamar Elouf, uma sessão solene em homenagem aos policiais penais que atuam no sistema prisional do Maranhão. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Uilma Resende, reconhece o trabalho essencial desempenhado pelos profissionais responsáveis pela execução de políticas públicas de segurança, disciplina e ressocialização.

Segundo o presidente, o sistema penitenciário maranhense é hoje referência nacional, resultado de investimentos do Governo do Estado e, sobretudo, do comprometimento diário dos policiais penais. “A Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão é reconhecida como o melhor sistema prisional do Brasil. Isso é fruto de políticas públicas implantadas, mas também do trabalho daqueles que estão no dia a dia, que executam essas ações e transformam o sistema”, afirmou.

Uilma destacou que a atuação dos policiais penais vai muito além da segurança interna das unidades prisionais. Em Timon, internos têm desempenhado atividades relevantes em benefício da cidade, como serviços de limpeza urbana, colocação de calçamento e outras ações que contribuem para a melhoria da mobilidade e do espaço público. “Estamos oportunizando que esses homens retornem para a sociedade com uma nova visão e com novas possibilidades de vida”, ressaltou.

O presidente lembrou que a ressocialização ainda enfrenta desafios, especialmente o estigma carregado por quem deixa o sistema prisional. “Todos dizem que as pessoas merecem uma segunda chance, mas poucos realmente oferecem essa oportunidade. A tatuagem da vida como ‘ex-presidiário’ dificulta o recomeço. Por isso, para que a ressocialização seja plena, precisamos apoiar esses homens também quando deixam o sistema”, reforçou.

Uilma Resende destacou ainda a evolução do trabalho desempenhado pelos policiais penais, que antes eram conhecidos apenas como “carcereiros”. Hoje, esses profissionais também exercem funções sociais, educativas e de orientação, contribuindo diretamente para a transformação de vidas. Ele também agradeceu o apoio de entidades parceiras, como a APAC, igrejas e comunidades, que auxiliam no processo de reintegração social.

“Amanhã, o foco principal será reconhecer esses trabalhadores que estão lá dentro, todos os dias, garantindo disciplina, cuidado, oportunidades e execução das políticas que fazem do nosso sistema prisional um dos mais eficientes do país”, concluiu o presidente da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário