Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 10 de junho de 2026 às 18:29

Câmara de Timon realiza audiência pública para discutir cumprimento da legislação sobre retirada de fiações em desuso

A Câmara Municipal de Timon realizará nesta quinta-feira, dia 11 de junho, às 9h, no Plenário Deputado José Ribamar Elouf, mais uma importante audiência pública destinada a debater o cumprimento da legislação que trata da retirada de fiações em desuso no âmbito do município.

A iniciativa, conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Uilma Resende, e proposta pelo vereador Pedro Augusto (PA) busca reunir representantes do poder público, concessionárias de serviços de telefonia e de energia, órgãos fiscalizadores, entidades da sociedade civil e a população em geral para discutir soluções que contribuam para a organização urbana, a segurança da população e a melhoria da paisagem da cidade.

O acúmulo de fios inutilizados em postes e vias públicas tem sido motivo de preocupação em diversos bairros, tanto pelos riscos de acidentes quanto pelos impactos visuais causados ao ambiente urbano. A audiência pública pretende avaliar o cumprimento das normas vigentes, identificar eventuais dificuldades na sua execução e construir encaminhamentos que garantam maior efetividade à legislação municipal.

Para o vereador autor da proposta, o debate representa uma oportunidade de fortalecer a fiscalização e promover a participação popular em um tema que afeta diretamente o cotidiano da população. A expectativa é que o encontro possibilite a construção de soluções conjuntas entre os diversos setores envolvidos, contribuindo para uma cidade mais organizada, segura e adequada às necessidades dos timonenses.

A Câmara Municipal convida toda a população a participar da audiência e colaborar com sugestões e propostas que possam auxiliar no aprimoramento das ações voltadas à retirada das fiações em desuso no município.

Polícia Civil prende três pessoas e apreende dois adolescentes durante operação em Timon

Uma operação da Polícia Civil do Maranhão, deflagrada na manhã desta quarta-feira (10), resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de dois adolescentes no bairro Miguel Arraes, no município de Timon. A ação teve como objetivo cumprir mandados judiciais contra alvos investigados pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e roubos.

A força-tarefa foi coordenada pela Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) da Delegacia Regional de Timon, com apoio da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

De acordo com as investigações, a DICAP vinha monitorando os passos de um homem que possuía um mandado de prisão preventiva em aberto por roubo praticado contra mototaxistas. Na manhã desta quarta-feira, os policiais obtiveram a confirmação de que o investigado estava escondido em uma residência localizada no bairro Miguel Arraes.

Durante a abordagem ao imóvel, os ocupantes da casa tentaram se desfazer de materiais ilícitos, arremessando para uma residência vizinha diversas porções de maconha, uma arma de fogo de fabricação caseira carregada com duas munições calibre .38, uma balança de precisão e um simulacro de pistola.

Diante da situação de flagrante delito, os policiais realizaram o entraram no imóvel e efetuaram a prisão de todos os envolvidos que estavam no local, incluindo o foragido da Justiça. Ao todo, foram presos em flagrante dois homens e uma mulher, além da apreensão de dois adolescentes.

Segundo a DICAP, alguns dos conduzidos já possuíam antecedentes criminais e vinham sendo investigados pela participação em roubos praticados contra motociclistas durante o período noturno na BR-226, nas proximidades de um condomínio residencial da cidade.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados à unidade policial e permanecerão à disposição da Justiça. Os adolescentes apreendidos também foram apresentados à autoridade competente para as medidas cabíveis. As informações são da Ascom PCMA.

Vereador Lázaro Martins relata ataques nas redes sociais e leva caso à Polícia Civil

O vereador Lázaro Martins utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Timon, durante a sessão desta quarta-feira (10), para denunciar ataques que vem sofrendo nas redes sociais por meio de perfis falsos.

Durante o pronunciamento, o parlamentar afirmou ter sido alvo de ofensas e mensagens de cunho capacitista relacionadas à sua condição de Pessoa com Deficiência (PCD). Lázaro também relatou que outros vereadores têm sido atingidos por ataques semelhantes e condenou o uso das redes sociais para a disseminação de discursos de ódio e agressões pessoais.

O vereador informou que já registrou denúncia junto às autoridades policiais para que os responsáveis pelos perfis falsos sejam identificados e responsabilizados. Ele destacou ainda o apoio recebido de familiares, amigos e da comunidade PCD de Timon.

Na ocasião, Lázaro defendeu o fortalecimento do debate democrático e fez um apelo para que os membros da Câmara Municipal se posicionem contra a violência política, preservando o respeito e a convivência entre diferentes opiniões.

Dia Municipal do Vaqueiro é celebrado com tradição, homenagens e cavalgada em Timon

A Prefeitura de Timon celebrou, nesta terça-feira (10), o Dia Municipal do Vaqueiro com uma grande programação em homenagem a uma das figuras mais tradicionais e símbolo da cultura nordestina. A festa teve início com um café da manhã e uma missa em ação de graças, seguida da bênção dos participantes e da tradicional cavalgada pelas ruas da cidade.

A celebração reuniu vaqueiros, famílias e admiradores dessa importante manifestação cultural. A cavalgada contou com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, garantindo a segurança dos participantes durante todo o percurso.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem prestada a Jorge Antônio, um dos vaqueiros mais antigos de Timon. “Fico muito feliz por essa homenagem. É uma alegria ver essa tradição sendo mantida e valorizada”, destacou o vaqueiro bastante emocionado.

O evento aconteceu no Parque de Exposição Bertoldo Rego, no bairro Júlia Almeida, que recebeu serviços de revitalização realizados pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Superintendência de Limpeza Urbana.

Ao final da cavalgada, os participantes e o público em geral retornaram ao Parque de Exposição para um momento de confraternização, com almoço, pega de boi, sorteio de brindes e show musical.

PF deflagra operação contra esquema de corrupção eleitoral no Maranhão

Investigações apontam desvio de quase R$ 10 milhões por organizações criminosas que usavam empresas e apoio de gerente bancário para financiar ilegalmente campanhas municipais de 2024

Nesta quarta-feira (10/6), a Polícia Federal deflagrou a operação Fundo Oculto com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e pelo financiamento ilícito de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024, no estado do Maranhão.

As investigações identificaram um esquema estruturado que utilizava empresas detentoras de contratos com prefeituras maranhenses para canalizar recursos públicos que, logo após o crédito nas contas empresariais, eram rapidamente convertidos em espécie. Os dois grupos operavam com o auxílio de um funcionário de um banco em São Luís/MA.

A apuração revelou que o fluxo financeiro atingiu picos nas semanas imediatamente anteriores ao pleito, com movimentações atípicas que totalizaram quase R$ 10 milhões. Apenas em um dos núcleos investigados, os valores movimentados para repasses ilícitos somaram aproximadamente R$ 2 milhões.

As evidências demonstram que o esquema utilizava uma técnica de lavagem de dinheiro. Os recursos eram sacados das contas das empresas e depositados em contas de laranjas. Também foram identificadas planilhas informais de "caixa dois" e arquivos que tratavam explicitamente da logística de entrega de valores e do monitoramento da presença policial nas imediações do banco.

Até o momento, foram identificados 15 candidatos beneficiados diretamente pelo esquema ou destinatários de tratativas de repasses ilícitos. Os repasses eram pulverizados entre servidores.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, do afastamento de um funcionário público e do sequestro de bens no valor de R$ 4 milhões. As medidas visam identificar a extensão do esquema criminoso, recuperar ativos desviados e interromper a continuidade das práticas ilícitas.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, desvio de recursos públicos e outros crimes contra a administração pública. As informações são da PF.

PF e CGU desarticulam esquema de fraudes em licitações e corrupção no Piauí

Operação Expansão de Domínio cumpre mandados judiciais, afasta agentes públicos e suspende contratos de empresa investigada

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quarta-feira (10/6), a Operação Expansão de Domínio, com o objetivo de apurar a prática de crimes de fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro no estado do Piauí. 

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três medidas de afastamento cautelar de funções públicas, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nos municípios de Bela Vista do Piauí, São Braz do Piauí, São Raimundo Nonato, Corrente e Sebastião Barros.

A decisão também determinou a suspensão imediata dos contratos administrativos vigentes da empresa investigada com a Administração Pública, além da proibição de celebrar novos contratos, convênios ou instrumentos congêneres com entes públicos enquanto perdurarem as investigações. 

A ação teve início a partir de denúncias sobre irregularidades em processo licitatório envolvendo empresa fornecedora de materiais hospitalares e odontológicos com atuação em diversos municípios piauienses. 

As investigações identificaram indícios de direcionamento de contratações públicas e do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos, com o objetivo de favorecer a empresa investigada em procedimentos licitatórios e na execução de contratos administrativos.

A Operação Expansão de Domínio busca aprofundar a coleta de provas, esclarecer a dinâmica dos fatos investigados e identificar todos os envolvidos, bem como suas eventuais responsabilidades nas esferas penal e administrativa. As informações são da PF.

terça-feira, 9 de junho de 2026 às 20:04

Audiência pública discute poluição sonora e reforça necessidade de fiscalização em Timon

Por iniciativa do vereador Marcos Moura, a Câmara Municipal de Timon realizou nesta terça-feira (09) uma audiência pública para discutir a poluição sonora no município, tema que tem gerado constantes reclamações da população e mobilizado diversos órgãos públicos. O encontro reuniu representantes do Poder Legislativo, secretários municipais, forças de segurança, empresários do setor de eventos, proprietários de bares e restaurantes, além de membros da sociedade civil organizada. 

Ao justificar a realização da audiência, o vereador destacou que a proposta surgiu diante das frequentes queixas relacionadas ao uso indiscriminado de equipamentos sonoros em eventos, veículos, estabelecimentos comerciais e espaços públicos. O objetivo do debate foi ouvir todos os segmentos envolvidos e construir encaminhamentos capazes de reduzir conflitos e promover maior equilíbrio entre a atividade econômica e o direito ao sossego da população. 

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Assunção, que destacou a importância da iniciativa para aproximar o poder público da sociedade e promover um debate amplo sobre um tema que afeta diretamente a qualidade de vida da população. Os trabalhos foram secretariados pelo vereador Thiago Carvalho e contaram com a participação ativa dos vereadores presentes, que contribuíram com questionamentos, sugestões e encaminhamentos voltados à construção de medidas capazes de reduzir os impactos da poluição sonora no município

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o secretário Eliésio Campelo ressaltou a importância do diálogo como instrumento para a construção de soluções efetivas. Segundo ele, a legislação municipal já dispõe de mecanismos para disciplinar o uso de fontes sonoras, mas é necessário fortalecer a conscientização e buscar harmonia entre os diversos interesses envolvidos. O gestor lembrou que a poluição sonora afeta diretamente a qualidade de vida da população, especialmente pessoas neurodivergentes, idosos, crianças e trabalhadores que necessitam de descanso. 

Durante sua fala, Eliésio Campelo destacou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente tem adotado uma postura firme no enfrentamento das diversas formas de poluição registradas no município, reforçando que o respeito ao direito do próximo deve nortear qualquer atividade econômica ou recreativa. O secretário também defendeu a atualização de dispositivos legais relacionados ao tema, considerando as mudanças ocorridas nos últimos anos e a necessidade de adequação às novas realidades sociais e urbanas. 

A secretária municipal de Segurança, Mariely Almeida, afirmou que a poluição sonora está entre as principais reclamações recebidas pelos órgãos de segurança pública e destacou que o problema deixou de ser uma questão pontual para se tornar uma demanda recorrente em diversos bairros da cidade. Segundo ela, praticamente todos os finais de semana são registradas denúncias relacionadas à perturbação do sossego, exigindo atuação constante das forças de segurança. 

Mariely observou que Timon já possui legislação específica para disciplinar a emissão de ruídos, baseada inclusive em normas federais e parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Na avaliação da gestora, o principal desafio não está necessariamente na criação de novas leis, mas no cumprimento das normas já existentes e no fortalecimento da fiscalização integrada entre Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. 

Entre os diversos temas levantados durante a audiência pela sociedade civil, ganhou destaque a preocupação com veículos que circulam utilizando descargas adulteradas e equipamentos sonoros em volume excessivo, provocando transtornos à população. Moradores também relataram situações envolvendo eventos realizados sem o devido controle dos níveis de ruído, além de reclamações relacionadas a bares, festas e outras atividades que impactam diretamente o sossego público. O assunto foi tratado como uma das prioridades para futuras ações de fiscalização e conscientização. 

Ao final do encontro, ficou evidenciado o entendimento de que o enfrentamento da poluição sonora exige não apenas medidas repressivas, mas também diálogo permanente, educação ambiental, atualização de normas quando necessário e atuação coordenada entre os órgãos públicos e a sociedade. A audiência consolidou-se como um importante espaço de escuta e construção coletiva, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a busca de soluções que garantam o desenvolvimento das atividades econômicas sem comprometer a qualidade de vida da população timonense.

Prefeitura convoca selecionados do Minha Casa, Minha Vida para entrega de documentos

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, informa que os 800 beneficiários selecionados para receber unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no município devem apresentar a documentação necessária entre os dias 10 e 18 de junho. 

O atendimento será realizado na sede da Secretaria Municipal de Habitação, localizada na Avenida Paulo Ramos, s/n.

Confira os documentos necessários:

• RG

• CPF

• Certidão de Nascimento (solteiros)

• Certidão de Casamento (casados no civil)

• União Estável registrada em Cartório

• Atestado de Óbito (viúvos/as)

• Comprovante de Residência atualizado

Declaração de Benefício do INSS (BPC/LOAS)

• Folha Resumo do CadÚnico

• Laudo Médico com CID

• Procuração registrada em Cartório

A entrega dos documentos é uma etapa fundamental para garantir o acesso às unidades habitacionais. É importante que os beneficiários compareçam dentro do prazo estipulado, portando toda a documentação exigida.

A lista com os beneficiários foi divulgada no último dia 2 de junho. Os candidatos selecionados passaram por análise socioeconômica e documental, conforme as normas do programa habitacional estabelecidas pelo Governo Federal, pela Caixa Econômica Federal e pelo edital municipal, que prioriza famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

No dia 19 de junho serão sorteadas mais 200 unidades. Participarão do sorteio os candidatos inscritos no programa que não se enquadraram nos critérios de prioridade estabelecidos para a seleção.

Vereador Thallys Monteiro comemora reinauguração do CAPS AD em Timon

O vereador Thallys Monteiro destacou, em suas redes sociais, a reinauguração do CAPS AD, localizado no bairro Parque Alvorada, em Timon. Segundo o parlamentar, a melhoria representa uma importante conquista para a população e atende a uma solicitação que ele protocolou na Câmara Municipal.

Thallys ressaltou a importância do espaço para garantir mais dignidade, acolhimento e melhores condições de atendimento aos usuários. Ele também agradeceu ao prefeito Rafael Brito, ao secretário de Infraestrutura, Marcel, e à equipe da gestão municipal pelo trabalho realizado.

“Seguimos trabalhando, cobrando e buscando melhorias que façam a diferença na vida da nossa gente”, afirmou o vereador.

Polícia Civil realiza Operação Cerco Fechado e prende cinco pessoas em Timon

Na manhã da última segunda-feira (8), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, no município de Timon, no leste do estado, a Operação Cerco Fechado, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados pelos crimes de tentativa de latrocínio, estelionato e receptação. A ação foi coordenada pela Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) da Delegacia Regional de Timon.

Durante a ofensiva, três homens, de 28, 34 e 36 anos, foram presos no bairro Sucessão em cumprimento a mandados de prisão preventiva pelo crime de tentativa de latrocínio.

O crime ocorreu em maio de 2021, quando dois indivíduos, acompanhados de outros três comparsas, invadiram uma residência localizada na Avenida Parnarama, mediante grave ameaça e uso de arma de fogo. Durante a ação criminosa, os suspeitos efetuaram dois disparos que atingiram o quadril e a coxa de um idoso. Em seguida, subtraíram diversos bens do imóvel e fugiram do local. À época dos fatos, todos os envolvidos foram identificados durante as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

Em outra frente da operação, no bairro Parque Alvorada, os policiais deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 34 anos, investigada por furto qualificado mediante abuso de confiança.

Segundo as investigações, em abril de 2018, a presa teria se aproveitado da confiança depositada por uma idosa acometida por câncer para subtrair aproximadamente R$ 80 mil de sua conta bancária, além de realizar um empréstimo no valor de R$ 20 mil. A investigada possuía acesso ao cartão bancário e à senha da vítima, realizando pagamentos e saques em razão das dificuldades de locomoção da idosa. O caso passou a ser apurado pela Polícia Civil após os filhos da vítima constatarem que a conta bancária da mãe havia sido completamente esvaziada.

Já durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro Cocais, uma mulher de 24 anos foi presa em flagrante pelo crime de receptação. Em sua residência, os policiais encontraram diversos objetos provenientes de um furto ocorrido em uma casa situada na Vila Belarmino, em Timon, no mês de abril deste ano.

As investigações que resultaram na expedição do mandado de busca foram conduzidas pela DICAP e tinham como objetivo recuperar os bens subtraídos da vítima, bem como identificar os autores do crime.

Após os procedimentos legais, os cinco presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. As informações são da Ascom PCMA.

Reforço na Segurança: prefeitura recebe novas viaturas para combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Timon, participou, nesta segunda-feira, 8 de junho, do lançamento da Operação Mulher Segura 2026, promovida pelo Governo do Maranhão, em São Luís. Durante a solenidade, o município foi contemplado com duas novas viaturas que irão fortalecer as ações de segurança pública e proteção às mulheres, uma destinada à Patrulha Maria da Penha e outra à Delegacia Especial da Mulher de Timon.

As novas viaturas ampliarão a capacidade de atendimento das equipes e  vão garantir melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na proteção das mulheres e no combate à criminalidade. Os veículos possuem características adequadas para circulação tanto na zona urbana quanto na zona rural, facilitando o acesso a localidades mais distantes e contribuindo para uma atuação mais rápida e eficiente das forças de segurança.

A delegada titular da Delegacia Especial da Mulher de Timon, Lorena Alves, destacou que o novo veículo representa um importante reforço para as ações desenvolvidas pela unidade.

“Ela ajuda também a gente nessa parte repressiva. Nós tínhamos dificuldades por conta da quantidade de povoados e das distâncias percorridas. A viatura garante mais segurança para os policiais e para toda a equipe, facilitando o deslocamento e tornando mais efetivo o combate à violência contra a mulher”, afirmou.

O prefeito Rafael Brito ressaltou que os investimentos fortalecem a estrutura da segurança pública no município e ampliam a proteção às mulheres.

“Agora, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia da Mulher contam com veículos preparados para atender as demandas do município, inclusive nas regiões de difícil acesso. Isso fortalece o trabalho das equipes e garante mais rapidez nas ações. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, à secretária Augusta Andrade, ao delegado-geral Augusto Barros e a todo o sistema de segurança pública pelo compromisso com Timon. E parabéns à delegada Lorena Alves, que agora conta com uma delegacia estruturada e uma nova viatura para fortalecer ainda mais esse trabalho tão importante”, destacou.

Além da entrega das viaturas, o Governo do Maranhão lançou a Operação Mulher Segura 2026, que será executada entre os meses de junho e dezembro com ações integradas de prevenção, fiscalização de medidas protetivas, cumprimento de mandados de prisão e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

segunda-feira, 8 de junho de 2026 às 13:41

TSE suspende divulgação de pesquisa da AtlasIntel sobre disputa para presidente por suspeita de indução ao eleitor

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a divulgação da pesquisa AtlasIntel registrada sob o número BR-06939/2026, que trata da disputa para o cargo de presidente da República nas Eleições 2026.

A decisão liminar (provisória) é do presidente do Tribunal, ministro Kassio Nunes Marques, e deve ser levada a referendo na sessão colegiada do TSE. Ele considerou que há suspeitas de indução ao eleitor.

O presidente do Tribunal analisou pedido do Partido Liberal, que pediu a suspensão da pesquisa sob o argumento de que o questionário foi construído para induzir respostas que prejudicaram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), extrapolando o papel de verificação da opinião pública.

Em análise preliminar, o ministro considerou que há elementos que indicam indução para a contaminação das respostas, entre eles a divulgação de áudio de investigação, e destacou que a concessão da liminar parcial – para suspender a divulgação, o impulsionamento, a republicação ou a manutenção da pesquisa nos canais oficiais da empresa – não indica perigo caso posteriormente se verifique a regularidade metodológica do levantamento.

“Os elementos trazidos aos autos após manifestação da representada reforçam, em juízo de cognição sumária, os indícios relevantes de comprometimento da metodologia da pesquisa impugnada, inclusive no cotejo com os questionários de outras pesquisas registradas no TSE pela mesma empresa”, destacou o ministro.

Controvérsia

Kassio Nunes Marques lembrou que o CEO da AtlasIntel, em entrevista à CNN no dia 19 de maio, reconheceu o viés político do conteúdo submetido aos entrevistados e apontou o desgaste eleitoral que isso representava.

Para o ministro, há indicativos de que “a pesquisa possa ter extrapolado os limites da regular aferição estatística”. “A controvérsia suscitada nos autos não se limita, portanto, à mera discordância quanto às escolhas metodológicas da representada, mas envolve alegação objetiva de possível utilização do questionário como mecanismo de indução do entrevistado”, afirmou.

Na decisão, Kassio Nunes Marques destacou que outras 27 pesquisas feitas pela AtlasIntel não apresentaram questionários com perguntas semelhantes ao teor da pesquisa questionada nem veicularam áudio.

O ministro determinou que a AtlasIntel apresente documentação técnica complementar que indique a regularidade da metodologia, especialmente em relação ao uso do áudio. O Ministério Público Eleitoral também terá um dia para se manifestar. Leia a íntegra da decisão. As informações são do TSE.

domingo, 7 de junho de 2026 às 18:43

Entenda as diferenças entre partido, federação e coligação

Nas eleições brasileiras, a engrenagem política se divide entre a atuação isolada dos partidos e as formas de união para disputar o pleito, representadas pelas federações e coligações. Embora os termos pareçam semelhantes, as modalidades de vínculo partidário funcionam sob regras, prazos e obrigações diferentes perante a Justiça Eleitoral.

Para detalhar o funcionamento desses entes, a reportagem desta semana da série “Por Dentro das Eleições” explora as regras previstas nos artigos 1º a 5º da Resolução TSE nº 23.609/2019. A legislação garante que partidos e federações que, até seis meses antes da data do pleito, tenham registrado os respectivos estatutos no TSE e tenham, até a data da convenção, órgão de direção definitivo ou provisório podem participar das eleições. 

Qual é a diferença? 

● Partidos políticos: são organizações permanentes que reúnem candidatos sob uma mesma ideologia e registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

● Federações: unem dois ou mais partidos de forma nacional e estável, atuando como uma única legenda por, no mínimo, quatro anos. A regra vale tanto para eleições majoritárias quanto para proporcionais. 

● Coligações: são alianças locais e temporárias, restritas ao período da campanha e válidas apenas para cargos majoritários (prefeito, governador, senador e presidente), extinguindo-se logo após o pleito.  

Na prática, as federações fazem com que dois ou mais partidos atuem como uma única agremiação durante toda a eleição e ao longo do mandato. Por outro lado, as coligações são alianças estritamente temporárias, formadas apenas para o período da campanha eleitoral.  

A regra deixa claro que as legendas têm total liberdade para escolher os aliados nos estados e municípios, sem a obrigação de seguir as mesmas alianças em nível nacional.  

Além disso, segundo a legislação, é proibido que a denominação da coligação coincida, inclua ou faça referência a nome ou a número de candidata ou candidato e contenha pedido de voto para partido político ou federação.  

Com a proximidade das convenções partidárias — período em que as siglas definem oficialmente quem serão seus candidatos —, essas articulações tornam-se ainda mais cruciais. Validar os requisitos legais dessas alianças é o passo definitivo para alinhar a estratégia política à conformidade eleitoral. As informações são do TSE.

sábado, 6 de junho de 2026 às 20:07

Orleans intensifica articulações no Médio Mearim durante encontro com lideranças em Peritoró

Em uma nova rodada de diálogos pelo Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, intensificou a articulação política durante encontros com lideranças do Médio Mearim, neste sábado (6). No início da tarde, em Peritoró, ele se reuniu com Sandro Montenegro e aliados, dando continuidade à série de encontros que vem realizando na região. A reunião contou também com a presença do prefeito da cidade, Dr. Júnior. 

“Fico muito feliz em ver que, a cada encontro, mais lideranças e mais maranhenses acreditam no nosso projeto político e passam a caminhar ao nosso lado. Isso demonstra que as pessoas confiam nos nossos propósitos, reconhecem o trabalho que fizemos na Secretaria de Assuntos Municipalistas e veem que o Maranhão avançou muito nos últimos anos, mas que pode avançar ainda mais. Receber adesões e manifestações de apoio como essa nos dá ainda mais responsabilidade e motivação para seguir trabalhando pelo Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

A agenda integra a mobilização que antecede o grande ato do movimento ‘Por Todo Maranhão’, que acontece na noite deste sábado em Peritoró.

Reconhecido por sua atuação política e por sua influência no cenário local, Sandro Montenegro recebeu Orleans ao lado de apoiadores, em um encontro no qual conversaram sobre o fortalecimento político do grupo e propostas para o desenvolvimento de Peritoró e dos demais municípios do Médio Mearim.

“Uma honra muito grande recebê-lo em nossa casa. Eu apoio a pré-candidatura de Orleans Brandão porque conheço a sua índole como ser humano, assim como a sua capacidade de gestão. E eu não tenho dívidas de que ele sempre estará próximo dos maranhenses e fará um grande trabalho em nosso estado”, disse Sandro Montenegro.

O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, destacou a importância do apoio de Sandro Montenegro à pré-candidatura de Orleans. “Ele é uma grande liderança em nosso município e sua adesão demonstra que estamos ampliando cada vez mais essa corrente de apoio e que vamos caminhar juntos, unidos e determinados até a vitória”, disse o prefeito. 

Os encontros têm servido para ouvir demandas locais, ampliar o diálogo com as lideranças, discutir novos projetos para os municípios e conversar com as pessoas, como Daniele Monteiro, que fez uso da palavra na reunião.

“Nós acreditamos no potencial dele porque temos trabalho concretizado aqui.

Sabemos que ele fará toda a diferença porque  é jovem e por sua disposição de querer fazer ainda mais pelo Maranhão”, disse.

sexta-feira, 5 de junho de 2026 às 10:40

Ação rápida da PM resulta na prisão de suspeito de homicídio em Matões

Dois dias após um homicídio registrado na localidade Inferninho, zona rural de Matões, a guarnição da 4ª Companhia de Polícia Militar realizou a prisão do suposto autor do crime, identificado como filho da vítima.

De acordo com informações da polícia, o homicídio teria ocorrido após uma discussão familiar entre pai e filho. Após diligências realizadas pelas equipes policiais, o suspeito foi localizado e preso ainda em situação de flagrante continuado.

O acusado foi conduzido para a Central de Flagrantes de Timon, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

A ação destaca o trabalho integrado da Polícia Militar, sob o comando do comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Daniel Kraieski, e do comandante da 4ª CIA de Polícia Militar de Matões, Tenente Saulo, que seguem atuando de forma firme no combate à criminalidade e na manutenção da segurança da população matoense.

Câmara de Timon participará de debates sobre TV digital e comunicação legislativa em Brasília

A Câmara Municipal de Timon estará representada em um dos mais importantes fóruns de comunicação pública legislativa do país. O presidente da Casa, Uilma Resende, e o jornalista Ribamar Silva participarão, nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Brasília, do Encontro da Rede Legislativa de Rádio e Televisão, promovido pela Câmara dos Deputados.

O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, reunindo presidentes de câmaras municipais, gestores, diretores de comunicação e representantes de emissoras legislativas de todo o Brasil para discutir os avanços, desafios e perspectivas da comunicação pública e legislativa.

Entre os principais temas da programação estão a implantação das estações de TV do Programa Brasil Digital, a transição para a TV 3.0, a gestão das emissoras legislativas, transmissões ao vivo, produção de conteúdo para rádio e televisão, além das normas e restrições eleitorais aplicadas aos veículos de comunicação pública durante o período eleitoral.

A programação contará ainda com minicursos, visitas institucionais e momentos de integração entre representantes dos legislativos municipais, órgãos reguladores e entidades ligadas à comunicação pública, fortalecendo o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de boas práticas para a modernização dos canais legislativos.

O encontro é organizado pela Câmara dos Deputados e contará com a participação de representantes do Senado Federal, do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (ASTRAL).

A participação da Câmara de Timon no evento reafirma o compromisso do Legislativo municipal com a modernização de seus instrumentos de comunicação, a ampliação da transparência das atividades parlamentares e o fortalecimento do acesso da população às informações sobre o trabalho desenvolvido pelos vereadores. A presença da comitiva timonense também permitirá acompanhar de perto as discussões sobre a expansão da TV Digital Legislativa, tema de grande relevância para a democratização da informação e o fortalecimento da cidadania.

Orleans Brandão reúne lideranças e trabalhadores da indústria em Presidente Dutra

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), começou o dia nesta quinta-feira (4) com um café da manhã na fábrica Nutrilar, em Presidente Dutra, onde conversou diretamente com os operários e a diretoria da empresa. O encontro aproximou o debate político da realidade de quem vive o dia a dia do trabalho, focando em propostas para a geração de empregos e no fortalecimento da iniciativa privada no estado.

A agenda foi organizada pelo vereador e presidente da Nutrilar, Airton Nutria, e contou com a presença do também vereador Adonias Colmeia, mobilizando dezenas de colaboradores no pátio da indústria. Durante o bate-papo, Orleans relembrou que sua própria trajetória começou no setor privado, trabalhando nas empresas de sua família desde os 17 anos, o que moldou sua visão sobre a importância de apoiar quem produz.

“Eu sei exatamente qual é a rotina de uma empresa porque cresci e trabalho na iniciativa privada desde os 17 anos. O papel do Governo é arrumar as contas e criar um ambiente seguro para que o empresário possa investir e gerar novos postos de trabalho. O Maranhão enfrentou dificuldades financeiras recentes, mas conseguimos dar a volta por cima: equilibramos o orçamento e hoje somos o segundo estado com maior solidez fiscal do país. Com a casa organizada, nosso grande compromisso agora é atrair indústrias e garantir que o trabalhador maranhense prospere na sua própria cidade”, pontuou.

O pré-candidato também aproveitou a oportunidade para citar as ações que ajudou a viabilizar no município durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas. Entre os destaques locais, citou os 15 quilômetros de asfalto urbano, a pavimentação do povoado Creoli e a instalação do centro de hemodiálise, que levou mais dignidade para os pacientes da região.

Em outro momento do encontro, Orleans relembrou a criação de programas sociais de grande impacto voltados à dignidade da população, como o Maranhão Livre da Fome e o Refeição de Verdade, que garantiu alimentação completa e de qualidade para os estudantes da rede pública estadual.

“Nós conseguimos tirar o suco com bolacha de todas as escolas do estado do Maranhão e colocamos comida de verdade. O jovem precisa de motivação para estudar e o governador Brandão sempre me dizia que isso não é gasto, é investimento. Fico muito orgulhoso de ver a revolução que esse programa está fazendo na vida das famílias. Nós mostramos que sabemos fazer gestão e cuidar das pessoas, e é esse ritmo de trabalho que queremos manter”, destacou o pré-candidato.

Anfitrião do encontro, o vereador Airton Nutria elogiou a disposição e a proximidade do pré-candidato com a classe trabalhadora.

“É uma alegria imensa e um orgulho receber o Orleans aqui na fábrica, conversando com a nossa equipe. Ele é um jovem batalhador, que conhece de perto a realidade dos municípios e tem corrido o estado inteiro com muita garra. Quando olhamos para trás e comparamos com o Maranhão de hoje, a diferença gerada pelo trabalho do governo é visível. Estamos do lado certo para que o nosso estado continue avançando e gerando oportunidades para todos”, afirmou o parlamentar.

Para finalizar, Orleans demonstrou confiança na transformação econômica do Maranhão e pediu o apoio de todos os presentes para consolidar o projeto de desenvolvimento nas cidades maranhenses.

“O Maranhão hoje está com os trilhos arrumados e o caminho totalmente aberto para o crescimento. Eu dediquei os melhores anos da minha juventude para andar e trabalhar por esse estado, e sei exatamente como fazer muito mais por cada município. Eu quero pedir essa oportunidade a vocês para continuarmos essa missão, construindo um futuro focado na agroindústria, no emprego e na renda, para que a nossa população tenha orgulho de viver e crescer aqui”, concluiu Orleans.

quinta-feira, 4 de junho de 2026 às 18:34

Investigado por tráfico de drogas é preso dentro de faculdade em Caxias

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na noite da última quarta-feira (3), um homem de 26 anos investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Caxias. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Regional de Caxias e da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Caxias, o preso é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa com atuação na região Leste do Maranhão. O investigado já havia sido preso durante uma operação policial realizada em 2025, ocasião em que foram apreendidos diversos tipos de entorpecentes, balanças de precisão, rádios comunicadores e uma pistola calibre 9 mm.

As investigações também revelaram o envolvimento do suspeito em homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas. Segundo a DENARC, ele seria responsável por toda a logística das ações criminosas, incluindo a locação de veículos utilizados em homicídios e no transporte de drogas.

Após trabalho de monitoramento e levantamento de informações, os policiais civis conseguiram localizar o investigado no interior de uma instituição de ensino superior de Caxias, onde ele assistia aula. No local, foi dado cumprimento ao mandado judicial sem registro de incidentes.

Segundo o delegado regional de Caxias, Jair Paiva, poucas horas após a prisão, indivíduos ligados ao investigado tentaram resgatar a motocicleta utilizada por ele. A ação foi frustrada por equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, que abordaram os suspeitos e os conduziram à delegacia para prestar esclarecimentos.

Após a realização dos procedimentos legais, o preso foi encaminhado para uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição da Justiça. As informações são da Ascom PCMA.

JETs 2026 chegam ao encerramento com espírito esportivo e grandes histórias

Depois de dias intensos de competição, superação e muita torcida, os Jogos Escolares Timonenses (JETs) 2026 terminaram nesta terça-feira (3), deixando na memória dos estudantes momentos inesquecíveis e a certeza de que o esporte é uma ferramenta de transformação, inclusão e união.

Ao longo da competição, mais de 3.500 alunos, representando 53 escolas da rede pública e privada, participaram de disputas em 15 modalidades esportivas. Das quadras às pistas, das piscinas aos tabuleiros, os jovens atletas deram um verdadeiro show de talento, disciplina e espírito esportivo.

Futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, ciclismo, natação, judô, xadrez, badminton, tênis de mesa, luta olímpica, capoeira, vôlei de praia e jogos eletrônicos fizeram parte da programação, que movimentou escolas, famílias e torcidas durante quase duas semanas.

Mais do que medalhas e troféus, os JETs 2026 foram marcados por histórias de superação, amizade e inclusão. Agora, os vencedores seguem para a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que depois de 20 anos será realizada em Timon no início de julho para depois seguirem para a etapa estadual, que acontece em São Luís.

quarta-feira, 3 de junho de 2026 às 17:28

Prefeitura de Matões intensifica ações e celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com programação educativa

A Prefeitura de Matões, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma série de atividades em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, a educação ecológica e o desenvolvimento sustentável.

As ações foram coordenadas pela secretária municipal de Meio Ambiente, Silvana Sá, e pelo secretário adjunto Wibson, envolvendo atividades educativas, visitas técnicas, conscientização ambiental e mobilização da comunidade em diversas localidades do município.

Entre as iniciativas desenvolvidas, foram realizadas visita técnica, ação de limpeza e atividades de conscientização ambiental no povoado Cana Brava. Também aconteceram visitas técnicas e orientações educativas nos povoados São Gonçalo, União e Barra da Ininga, na região Beira Rio, levando informações sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do descarte correto de resíduos.

Encerrando a programação, nesta quarta-feira (03), foi promovida uma solenidade na Câmara Municipal de Matões em homenagem à Semana Nacional do Meio Ambiente. O evento reuniu autoridades municipais, representantes da sociedade civil e membros da comunidade para discutir a importância das políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

Durante a programação, foram realizadas uma blitz educativa, a distribuição de mudas de plantas para a população e o lançamento da segunda fase do programa "Adote uma Muda", iniciativa que busca incentivar o plantio de árvores e ampliar as áreas verdes do município.

O prefeito Nonatinho participou da solenidade ao lado de secretários municipais, vereadores e demais autoridades, destacando a importância da conscientização ambiental e do envolvimento da população na construção de uma cidade mais sustentável.

Feira da Agricultura Familiar se consolida como tradição e fortalece produção rural em Timon

A Feira da Agricultura Familiar, na praça São José, já se consolidou como uma tradição no município. Nesta quarta-feira (03), reuniu produtores rurais, expositores e a população em mais uma edição marcada pelo grande movimento e pela intensa procura por produtos frescos e de qualidade.

Organizada pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a feira tem se tornado um importante ponto de encontro entre os agricultores familiares e os consumidores, fortalecendo a economia local e valorizando a produção rural de Timon. Os pequenos produtores e expositores demonstraram satisfação com os resultados, destacando o aumento nas vendas e a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente à população.

Durante o evento, são comercializados diversos itens produzidos nas comunidades rurais do município, entre eles hortaliças, frutas, polpas, mel, queijos, artesanato e outros produtos naturais, muitos deles orgânicos e oferecidos a preços acessíveis.

“A Feira da Agricultura Familiar já virou uma tradição em Timon e é um espaço de promoção, comercialização e valorização da produção rural do nosso município”, destacou o  o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Lucas da Farmácia.

Ao longo de todo o ano terão mais edições, além das demais ações que incentivam o desenvolvimento do campo, a geração de renda e a valorização da produção rural timonense.

Polícia Civil desmonta ponto de venda de drogas que funcionava em uma borracharia em Timon

A Polícia Civil do Maranhão, deflagrou, nesta quarta-feira (3), uma operação policial no bairro Lourival Almeida, em Timon, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Narcotrafico DENARC de Timon.

A ação foi desencadeada após o recebimento de denúncias anônimas informando que um estabelecimento que funcionava como borracharia estaria sendo utilizado como ponto de comercialização de entorpecentes.

Diante das informações recebidas, os investigadores da DENARC realizaram levantamentos preliminares e monitoramento do local. Durante a campana, os policiais constataram uma intensa movimentação de pessoas com características compatíveis com a prática do tráfico de drogas.

Com base nos elementos obtidos durante as diligências, a equipe policial realizou a abordagem no imóvel, onde foram encontrados entorpecentes dos tipos cocaína e skank, além de diversos materiais comumente utilizados para o armazenamento e a comercialização de drogas.

Durante a operação, uma pessoa foi conduzida à sede da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Timon para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Civil reforça a importância da participação da população no combate à criminalidade e destaca que denúncias podem ser realizadas de forma anônima por meio do telefone da DENARC de Timon: (86) 9 9924-8080. O sigilo das informações é absoluto. As informações são da Ascom PCMA.

Gestão Nonatinho celebra conquistas que reforçam avanços da educação em Matões

A educação de Matões segue colhendo importantes conquistas. A gestão do prefeito Nonatinho comemorou dois reconhecimentos que reforçam os avanços da rede municipal de ensino.

A U.E. José João de Sousa Pereira foi contemplada com o Prêmio Escola Digna 2025, em reconhecimento aos excelentes resultados alcançados no SEAMA.

Outra conquista foi o Prêmio Professor Alfabetizador 2025, concedido à professora Denise da Silva Santos, da U.E. São Francisco, no Centro do Diamante, pelo trabalho de destaque na alfabetização das crianças.

Os resultados evidenciam o compromisso da gestão municipal, da Secretaria de Educação, professores e equipes escolares com a melhoria da qualidade do ensino em Matões.