Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 3 de setembro de 2025 às 13:25

O Matões Fest não foi só festa, foi oportunidade, renda e crescimento para o município”, destacou o prefeito Nonatinho

Matões viveu, neste último fim de semana, o maior evento de sua história. A 19ª edição do Matões Fest reuniu quase 100 mil pessoas nos dias 30 e 31 de agosto, consolidando o município como referência em grandes festas do interior maranhense.

No sábado (30), Felipe Amorim e Rey Vaqueiro levantaram o público com shows marcados pela energia contagiante. Já no domingo (31), o encerramento ficou por conta de dois nomes de peso: Wesley Safadão e a banda Seu Desejo, que transformaram a noite em um espetáculo inesquecível.

Mas o que ficou marcado não foi apenas a diversão. O Matões Fest mostrou sua força como motor de desenvolvimento econômico para a cidade. Mais de 300 empregos foram gerados indiretamente durante a realização do evento. Barraqueiros, flanelinhas, rede hoteleira, restaurantes, padarias e todo o comércio local sentiram o impacto positivo da festa.

De acordo com os organizadores, a circulação de visitantes vindos de várias cidades da região movimentou a rede de serviços e garantiu dinheiro no bolso do trabalhador. “O Matões Fest não foi só festa, foi oportunidade, renda e crescimento para o município”, destacou  o prefeito Nonatinho. 

O sucesso da 19ª edição reafirma o Matões Fest como um patrimônio cultural e econômico da cidade, que não apenas promove lazer e diversão, mas também fortalece o turismo e aquece a economia local.

Com esse resultado histórico, Matões se prepara para novos desafios e abre caminho para que o evento cresça ainda mais nos próximos anos, consolidando-se como um dos maiores do Maranhão.

Operação do Gaeco desarticula organização criminosa que atua em três estados

Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão no MA, PI e PB

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 3, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou a terceira fase da Operação Barão Vermelho com a finalidade de dar continuidade à desarticulação de organização criminosa com atuação nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba. As ações foram executadas nas cidades de Timon, Teresina e João Pessoa.

Nesta fase, o Gaeco cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão e três de interdição de pessoas jurídicas, com a suspensão de atividades das empresas, sendo duas delas de grande porte na capital piauiense.

Além disso, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís, atendendo a pedidos do Gaeco, determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens relacionados aos delitos investigados, incluindo-se imóveis, veículos, embarcações e aeronaves de propriedade ou na posse dos representados, que são pessoas físicas e jurídicas. A justiça também determinou o bloqueio de todas as contas correntes, poupanças e aplicações financeiras dos envolvidos no valor de R$ 197.100.536,91.

A operação contou com o apoio operacional do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA), Gaeco/MPPI, Gaeco/MPPB e das Polícias Militares do Maranhão e Piauí, bem como das Polícias Civis do Piauí, do Maranhão e da Paraíba. Ao todo foram 190 agentes públicos e integrantes das forças de segurança envolvidos na ação.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Desde a primeira fase da operação, deflagrada no ano de 2023, o Gaeco se deparou com uma organização criminosa bem estruturada e com ações sofisticadas, principalmente no que tange ao esquema de lavagem de capitais. As ações delituosas incluem pessoas físicas e jurídicas que movimentaram quantias vultosas entre si, havendo ainda a ocorrência de saques bancários de quantias elevadas, situações que chamaram a atenção das autoridades.

A investigação apontou também que a organização, além de atuar com tráfico de drogas, opera com falsidade de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas ou desviadas, receptação de ouro de origem ilícita e agiotagem, dentre outros. As informações são do MPMA.

terça-feira, 2 de setembro de 2025 às 19:27

Prefeitura de Timon realiza 15ª Conferência Municipal de Saúde dia 11 de setembro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizará a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Timon no dia 11 de setembro, no Ginásio Francisco Carlos Jansen, a partir das 8h, com o tema “Desafios para o fortalecimento do SUS no município de Timon: Fortalecer o SUS é defender a vida”.

A participação é aberta para toda a população e as inscrições vão até o dia 04 de setembro de forma online no link: shre.ink/tf8C , ou presencialmente na Casa dos Conselhos Municipais de Timon, que fica na rua Miguel Simões, 825 – Centro (ao lado da Semdes).

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kamila Santana, a 15ª Conferência Municipal de Saúde será uma oportunidade importante para fortalecimento do SUS em Timon. “A Conferência será um momento democrático que envolve todos os segmentos. Vamos em busca de um Sistema Único de Saúde mais forte por meio da participação dos usuários, entidades, sindicatos, trabalhadores da saúde, preconizando sempre um SUS de qualidade para os todos”.

No dia 05/09, no Auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, será realizada a Plenária da Pré-Conferência Municipal de Saúde, oportunidade em que acontecerá também a eleição dos delegados que atuarão na Conferência do dia 11/09.

A 15ª Conferência será orientada pelos seguintes eixos temáticos:

I. Atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS);
II. Atenção especializada: organização, integração com APS e ampliação dos cuidados nas Redes de Atenção à Saúde;
III. Fortalecimento do Controle Social e da Participação Popular no SUS;
IV. Aprimoramento da Vigilância em Saúde como estratégia de prevenção, promoção e resposta às necessidades da população.

Na oportunidade, será debatido o plano plurianual de saúde e também serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde – biênio 2025/2027.

Prefeitura e SEINC discutem melhorias para o Parque Empresarial de Timon

Na manhã desta terça-feira, 02, o prefeito de Timon, Rafael Brito, participou de uma reunião com o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, na sede da SEINC, em São Luís. O encontro teve como pauta principal os desafios e as necessidades do Parque Empresarial Norte, em Timon, apresentados pela ASSETI – Associação Empresarial Agroindustrial de Timon.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Alynne Macêdo, e o presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Uilma Resende, além de representantes da iniciativa privada.

Durante a reunião, foram debatidos pontos cruciais para o pleno funcionamento do Parque Empresarial, como:

Infraestrutura: falhas na rede elétrica, necessidade de pavimentação de 300 metros de via e proteção do poço artesiano contra furtos e ligações clandestinas.

Segurança: reforço de rondas ostensivas, reestruturação da guarita de entrada, implantação de controle de acesso por biometria e fechamento de áreas vulneráveis.

Meio ambiente e limpeza: retirada judicial do gado solto que circula pelo parque, causando acidentes graves na BR-316, além da realização de limpezas periódicas mais efetivas.

O prefeito Rafael Brito destacou que a Prefeitura está empenhada em construir soluções conjuntas que garantam melhores condições para as empresas instaladas no parque.

“Estamos dialogando com o Governo do Estado para assegurar investimentos que fortaleçam a economia local e deem mais segurança e estrutura para os empresários que acreditam em Timon”, ressaltou Rafael.

A expectativa é de que, a partir desta reunião, sejam firmadas parcerias e ações conjuntas que viabilizem melhorias estruturais e de segurança no Parque Empresarial Norte, impulsionando o desenvolvimento de Timon e da região.

O parque já conta com 10 empresas instaladas e em funcionamento, e mais 30 previstas para os próximos dois anos.

Prefeitura de Timon prorroga prazo para pagamento do IPTU 2025 até 12 de setembro

A Prefeitura de Timon informa que o prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025 foi prorrogado novamente. Os contribuintes agora têm até o dia 12 de setembro para regularizar seus débitos e garantir participação no programa IPTU Premiado.

O contribuinte poderá aproveitar o desconto de 20% no IPTU em cota única ou pagar a primeira parcela até 12 de setembro.

Quem estiver em dia com seus tributos poderá concorrer a 10 motocicletas novas, em uma iniciativa que valoriza a contribuição dos cidadãos e incentiva o crescimento da cidade.

Caso o pagamento seja feito pelo Banco do Brasil, é possível utilizar o boleto já vencido. Para os demais bancos, é necessário retirar um IPTU atualizado na Secretaria de Finanças ou solicitar pelo WhatsApp: (86) 3212-6701.

Manter o IPTU em dia é um ato de cidadania que gera benefícios para toda a população. A arrecadação permite que a Prefeitura de Timon continue investindo em infraestrutura, saúde, educação e serviços essenciais, assegurando mais qualidade de vida para todos.

PF deflagra Operação Curimã II contra extração ilegal de ouro no Maranhão

Com o apoio do Ibama e de forças táticas, foram apreendidos e inutilizados motores e máquinas usados em crimes ambientais

A Polícia Federal, com o apoio do Ibama e do Centro Tático Aéreo da PM do Maranhão, deflagrou a Operação Curimã II, com objetivo de cessar atividades de extração ilegal de ouro na zona rural do município de Centro Novo do Maranhão, num local objeto conhecido como garimpo do Cipoeiro.

Na ação em curso, foram inutilizadas duas máquinas tipo pá carregadeira-PCs e vários motores utilizados no garimpo, além da apreensão de outras sete PCs, um trator e dois caminhões do tipo caçamba.

Além disso, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas pelos crimes ambientais e de extração ilegal de minerais da União.

Estão sendo investigados possíveis crimes ambientais e de usurpação de bens da União, com a produção de laudos periciais, imagens de satélite e interrogatório dos investigados. As informações são da PF.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025 às 10:23

Polícia Civil desmonta esquema de venda clandestina de munições e armas em Caxias

Em uma ação realizada na última sexta-feira (29), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação policial, na cidade de Caxias, com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra endereços investigados há cerca de dois meses por comércio ilegal de munições e armas de fogo.

Segundo a 17ª Delegacia Regional de Caxias, os mandados foram cumpridos em uma residência e em um estabelecimento comercial, ambos localizados no bairro Cangalheiros.

Nos endereços alvos, os policiais apreenderam cerca de 2.500 munições dos calibres 36, 32, 28, 38, 20, 6.35, 12, além dos restritos .44, .40 e 09mm. Também foram apreendidos cerca de 500 frascos de pólvora, chumbo, cartuchos vazios para recarga, bem como espoletas, cigarros, medicamentos, quatro armas de fogo (revolver 38, pistola 6.35, 02 carabina cal 22) e uma quantia superior a 5 mil reais.

Na oportunidade, um empresário, de 52 anos, foi autuado em flagrante, sendo apresentado na sede da delegacia regional de Caxias, para serem tomadas às medidas cabíveis.

A ação contou com apoio da Delegacia de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP), Grupo de Pronto Emprego (GPE), Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e do 1° Distrito Policial de Caxias. As informações são da Ascom PCMA.